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dc.creatorSevegnani, Richard-
dc.date.accessioned2021-06-17T21:46:12Z-
dc.date.available2021-06-17T21:46:12Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationSEVEGNANI, Richard. Análise dos fatores relacionados ao defeito de fervura em tinta aplicada em motor industrial por meio de planejamento de experimentos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25304-
dc.description.abstractThe solvent-pop defect is related to the solvent evaporation in the applied paint coat during the curing process. There are several factors related to this process which can be controlled in a way to reduce the occurrence of this problem. This study aimed to reduce this defect through Design of Experiments (DOE). The company where the study was performed manufactures components made of steel plate, which are likely to present this defect due to their high temperature ramp in the curing oven. During the initial planning of the study, several factors were considered critical. Those could be experimentally controlled with the objective to identify what are the most-related to the solvent-pop occurrence. As a start of this sequential work, a replicated fractioned factorial experiment was performed, seeking to eliminate some of the previously selected factors and better understand their levels and their contributions to the studied defect. Six factors were selected in this first experiment, resulting on sixteen treatments with a total of forty-eight sample specimens. The factor related to the paint-film thickness was the one that most contributed for the solvent-pop occurrence. Following a sequential approach, other experiment was performed with the objective to analyze the influence of the temperature in the curing process. Through this experiment, it was concluded that with the current paint and paint process, and in the studied component, it is not possible to produce components with only one paint finish coat that present both good coverage and absence of the solvent-pop defect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectProjetos de experimentos fatoriaispt_BR
dc.subjectControle de produçãopt_BR
dc.subjectProjeto experimentalpt_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectFactorial experiment designspt_BR
dc.subjectProduction controlpt_BR
dc.subjectExperimental designpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores relacionados ao defeito de fervura em tinta aplicada em motor industrial por meio de planejamento de experimentospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of factors related to solvent-pop defect in paint applied on industrial motor through design of experimentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO defeito de fervura está relacionado à evaporação do solvente da camada de tinta aplicada durante o processo de cura. Há diversos fatores relacionados a este processo que podem ser controlados de modo a reduzir a ocorrência do problema. Este estudo teve o objetivo de reduzir este defeito por meio do planejamento de experimentos. A empresa onde o estudo foi realizado produz componentes de chapa de aço que estão propensos a apresentar este defeito devido à sua elevada rampa de aumento de temperatura dentro da estufa de cura. Durante o planejamento inicial do estudo, destacaram-se diversos fatores do processo considerados críticos, os quais puderam ser controlados experimentalmente com o objetivo de identificar quais são os que mais contribuem para a ocorrência da fervura. Como início deste trabalho sequencial, realizou-se um experimento fatorial fracionado replicado, buscando eliminar alguns dos fatores e compreender melhor os níveis daqueles em estudo e sua influência no defeito estudado. Seis fatores foram selecionados neste primeiro experimento, resultando em dezesseis rodadas/tratamentos com um total de quarenta e oito corpos de prova. O fator relacionado à espessura de película seca da tinta foi o que mais contribuiu para a incidência do defeito de fervura. Seguindo uma abordagem sequencial, realizou-se outro experimento complementar com o objetivo de avaliar a influência da temperatura da estufa no processo de cura. Por meio deste, conclui-se que com a tinta em questão aplicada no processo atual no componente estudado não é possível produzir componentes com apenas uma demão de tinta de acabamento que apresentem tanto uma boa cobertura quanto ausência do defeito de fervura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paris, Wanderson Stael-
dc.contributor.referee1Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee2Zagonel, Sérgio-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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