Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRemede, Mariana Aurea Bortoletto-
dc.date.accessioned2021-06-17T13:02:38Z-
dc.date.available2021-06-17T13:02:38Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationREMEDE, Mariana Aurea Bortoletto. Análise dos conteúdos de circulação e excreção no livro didático e caderno do aluno utilizados na escola pública do estado de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25280-
dc.description.abstractThe teaching materials are resources used in the classroom to support the teachers in order to contribute to the critical formation of the student. The textbook and curriculum notebooks constitute key resources and are often the only didactic materials available in the classroom. Knowing the great importance of didactic material in the school environment, this research intends to evaluate chapter "Circulation and Excretion" of the didactic book Investigate and know and the learning situation "Cardiovascular System - Transportation of substances by the organism" of the syllabus of the 7th grade / 8th year curriculum, which is the curriculum support material of the state of São Paulo (called the student's notebook). For the analysis of the materials, na evaluation form available in na article was used as a basis, which contained criteria based on on philosophical-educational aspects, didactic-methodological aspects and material aspects. At the end of the research, the results showed that the curriculum notebook used as the main teaching material is insufficient and does not meet the basic requirements for good school learning. In view of this fact, it is emphasized thus reinforcing the need to expand the number of textbooks given to students in public education system, so that they can be used in conjunction with the curriculum books, and thus ensure a quality education for students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos de circulação e excreção no livro didático e caderno do aluno utilizados na escola pública do estado de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the contents of circulation and excretion in the student’s textbook and notebook used in the public school of the state of São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs materiais didáticos são recursos utilizados em sala de aula para apoio dos professores a fim de contribuir com a formação crítica do aluno, o livro didático e os cadernos do currículo constituem-se como recursos de fundamental importância, sendo muitas vezes, os únicos materiais de apoio didático disponíveis em sala de aula. Sabendo da grande importância do material didático no ambiente escolar, esta pesquisa teve o intuito de avaliar o capitulo sobre “Circulação e Excreção” do livro didático Investigar e Conhecer e da situação de aprendizagem “Sistema Cardiovascular - Transporte de substâncias pelo organismo”, volume 1 do caderno do currículo da 7° série/ 8° ano, que é o material de apoio ao currículo do estado de São Paulo (denominado Caderno do Aluno). Para a análise dos materiais utilizada como base uma ficha de avaliação disponível em um artigo, a qual continha critérios baseados em aspectos filosófico-educacionais, aspectos didáticometodológicos e aspectos materiais. Ao final da pesquisa os resultados demonstraram que o caderno do aluno utilizado como principal material didático se mostra insuficiente e não atende aos requisitos básicos para uma boa aprendizagem escolar. Diante desse fato, ressalta-se a necessidade de se ampliar a quantidade de exemplares de livros didáticos entregues aos alunos da rede publica estadual de ensino, para que estes possam ser utilizados em conjunto com os cadernos do aluno e, assim, garantir uma educação de qualidade aos estudantes.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee1Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee2Estevan, Daniela Aparecida-
dc.contributor.referee3Adamczuk, Samara Ernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_37.pdf888,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.