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dc.creatorValle, Reinaldo Venancio do-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:54:32Z-
dc.date.available2021-06-17T12:54:32Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationVALLE, Reinaldo Venancio do. Análise de recursos didáticos e materiais de aprendizagem no ensino de biologia para alunos com deficiência visual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25278-
dc.description.abstractThe Salamanca World Conference and the Brazilian Law for Inclusion of Persons with Disabilities ensure the inclusion and insertion of visually impaired students in regular education. Thus, it is essential that teachers use tools in order to teach the syllabus to students with visual impairments (blindness or low vision). The present work is a study of bibliographic survey, period 2011-2020, on the didactic materials used in the teaching of Biology for visually impaired students in high school. Among the didactic materials consulted, didactic resources and learning materials used by teachers were considered. The research resulted in 34 studies, of which the vast majority (40.7%) are produced for Cytology content, showing a gap in several areas of Biology. Considering all the works, the most used teaching resource was the Braille printing machines. The types of materials most used are biscuit, styrofoam and E.V.A. (Ethylene Vinyl Acetate). This study found that most materials do not address other senses, besides touch. Teachers can use didactic resources and produce learning materials that guarantee equal teaching for both visually impaired students and normovisual students. Therefore, this study suggests that teachers use teaching materials, such as audio description; books, texts and subtitles in Braille, and when possible including the stimulation of smell and taste to teach students with visual impairments, in all areas of Biology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectBlindnesspt_BR
dc.subjectLow visionpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleAnálise de recursos didáticos e materiais de aprendizagem no ensino de biologia para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of didactic resources and learning materials in the teaching of biology for visually impaired studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Conferência Mundial de Salamanca e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência asseguram a inclusão e inserção de alunos com deficiência visual em salas de aula do ensino regular. Para que isso ocorra, é fundamental que professores utilizem ferramentas para ensinar os conteúdos programáticos para os alunos com alguma deficiência visual (cegueira ou baixa visão). O presente trabalho trata-se de um estudo de levantamento bibliográfico, no período de 2011 a 2020, sobre os materiais didáticos utilizados no ensino de Biologia para alunos deficientes visuais no ensino médio. Dentre os materiais didáticos levantados considerou-se os recursos didáticos e os materiais de aprendizagem utilizados pelos professores. A pesquisa resultou em 34 trabalhos, dos quais a grande maioria (40,7%) são produzidos para os conteúdos de Citologia, mostrando uma defasagem de diversas áreas da Biologia para este tipo de material. Considerando todos os trabalhos, o recurso didático mais utilizado foram máquinas de impressão em braile. Já os tipos de materiais mais utilizados são o biscuit, o isopor e o E.V.A. (Etileno Acetato de Vinila). Constatou-se que a maioria dos materiais não aborda outros sentidos, além do tato. O professor pode utilizar recursos didáticos e produzir materiais de aprendizagem que garantam um ensino igualitário tanto para alunos com deficiência visual e alunos normovisuais. Neste sentindo, este estudo sugere que professores utilizem materiais didáticos como a audiodescrição; livros, textos e legendas em braile e, quando possível, incluindo o estímulo do olfato e do paladar para o ensino de alunos com deficiência visual, em todas as áreas da Biologia.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee1Manfio, Daiara-
dc.contributor.referee2Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee3Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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