Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Prisca Valéria Aparecida da-
dc.date.accessioned2021-06-15T20:40:18Z-
dc.date.available2021-06-15T20:40:18Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationSILVA, Prisca Valéria Aparecida da. A permacultura como metodologia de ensino na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25240-
dc.description.abstractPermaculture is a sustainable living model that aims to balance the environment with practices that seek to improve the interaction between humankind and ecosystem. These practices lead us to take care of nature and people, seeking a community life in a healthy way. Several researchers have been contributing with studies that refer to the insertion of Permaculture practices in basic education, in an interactive way, allowing the student to have contact with the land and other elements of nature while learning the concepts that are passed on in traditional disciplines. Permaculture is a complement to Environmental Education, because it brings meaning to sustainability with several practices that can be implemented in schools. This work aimed to analyze how the concept of Permaculture is being inserted in schools and how it can be added to the teaching of Nature Sciences. To this end, a scientometric evaluation was carried out in order to analyze the works published in Brazil related to Permaculture and teaching in Brazilian schools. From this survey it was possible to notice that although Permaculture is still a new concept that has few papers published in Brazil relating the subject to formal education, it is being gradually inserted in schools through pedagogical projects, and the schools that receive these projects have a good acceptance by students and teachers, enabling the experience of a meaningful learning that has contributed to an emancipatory education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPermaculturapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPermaculturept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA permacultura como metodologia de ensino na educação básicapt_BR
dc.title.alternativePermaculture as a teaching methodology in basic educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Permacultura é um modelo de vida sustentável que visa o equilíbrio do meio ambiente, com práticas que buscam melhorar a interação entre o homem e o ecossistema. Ela suscita práticas que nos remetem ao cuidado com a natureza e com as pessoas, buscando uma vida em comunidade de uma maneira saudável. Diversos pesquisadores vêm contribuindo com estudos que buscam a inserção das práticas da Permacultura na educação básica, de maneira interativa, permitindo ao aluno o contato com a terra e demais elementos da natureza enquanto aprende os conceitos que são repassados nas disciplinas tradicionais. A Permacultura é um complemento a Educação Ambiental, pois traz sentido a sustentabilidade com diversas práticas que podem ser implantadas nas escolas. O presente trabalho objetivou analisar como o conceito de Permacultura está sendo inserido nas escolas e como pode agregar ao ensino de Ciências da Natureza. Para isso, foi realizada uma pesquisa cienciométrica buscando-se levantar os trabalhos publicados no Brasil relacionados a Permacultura e ensino nas escolas brasileiras. A partir desse levantamento foi possível perceber que embora a Permacultura ainda seja um conceito novo e com poucos trabalhos publicados no Brasil relacionando o tema a educação formal, está sendo inserida gradualmente nas escolas, através de projetos eco pedagógicos. Foi também averiguado que as escolas que recebem esses projetos apresentam uma boa aceitação por parte dos estudantes e professores, possibilitando a experiência de um aprendizado significativo, o qual tem contribuído para uma educação emancipadora.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee1Amaral, Anelize Queiroz-
dc.contributor.referee2Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee3Turmena, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_44.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.