Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Cristina da-
dc.date.accessioned2021-06-15T20:14:15Z-
dc.date.available2021-06-15T20:14:15Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Cristina da. O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233-
dc.description.abstractThis work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicaspt_BR
dc.title.alternativePlayful for the teaching of mathematics: methodological contributionspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi elaborado por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos, a fim de estudar possíveis habilidades do raciocínio matemático em crianças do ensino fundamental, através de práticas lúdicas que contribuíssem com o desenvolvimento da criatividade, raciocínio, socialização e interação entre a teoria e a prática. Foi analisado uma relação de jogos e brincadeiras que explorassem o desenvolvimento integral do aluno tanto no aspecto cognitivo quanto social. Diante dos estudos, percebeu-se que diferentes estratégias e metodologias de ensino podem contribuir com o avanço e efetivação da aprendizagem, além de promover melhores intervenções pedagógicas pelo professor.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee1Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee2Haas, Jucelaine-
dc.contributor.referee3Vismara, Lilian de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_23.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.