Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuzetti, Isabela Alonso-
dc.date.accessioned2021-06-15T20:01:11Z-
dc.date.available2021-06-15T20:01:11Z-
dc.date.issued2020-10-04-
dc.identifier.citationBUZETTI, Isabela Alonso. Sequência didática para o ensino de ciências: “classitômica”, um jogo de tabuleiro da classificação taxonômica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25231-
dc.description.abstractFor a long time, classes were taught in order to only present the content; the methodologies were rigid and some teachers used only the textbook as a resource during their classes. Currently, many studies have provided methodological suggestions for the teaching process, including the use of alternative and multiple teaching methods, thus strengthening the existing interactions between student, teacher and knowledge. Didactic resources are those that facilitate the interaction between the teacher and his students, and that is why it is essential that the teacher uses varied methods in teaching, thus exercising skills and stimulating learning, imagination and cognitive development. This work aimed to build a didactic sequence with an educational board game, for students of the seventh year of Middle School, in order to contribute to teaching and learning in the discipline of Sciences, in the area of taxonomic classification. The game consists of a board in shape of a tree and with cards (all are real animals from the Animalia Kingdom) in form of leaves, the game has an interactive character. The method of analysis was qualitative, with the compilation of data found in articles on digital platforms (Google Scholar, Scielo, CAPES platform and UTFPR library) with themes similar to the work. The results of this work are the didactic sequence proposal and the game “Classitômica”. After analyzing the articles, we concluded that active methodologies are an important tool for teaching- when the teacher uses games, videos, exercises, presentations, theaters and group work in his classes, made the class more interesting and helped with knowledge scientific, communication between students and the teacher and active participation in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectZoologia - Classificaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectZoology - Classificationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de ciências: “classitômica", um jogo de tabuleiro da classificação taxonômicapt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence for science teaching: “classitômica”, a taxonomic classification board gamept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDurante muito tempo, as aulas foram ministradas com o intuito de apenas apresentar o conteúdo; as metodologias eram enrijecidas e alguns professores utilizavam apenas o livro didático como recurso durante suas aulas. Atualmente, muitos estudos têm fornecido sugestões metodológicas para o processo de ensino, incluindo o uso de métodos de ensino alternativos e múltiplos, fortalecendo assim as interações existentes entre aluno, professor e saber. Os recursos didáticos são aqueles que facilitam a interação entre o professor e seus alunos, e por isso é essencial que o docente utilize métodos variados no ensino, exercitando assim as habilidades e estimulando a aprendizagem, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo. Esse trabalho teve como objetivo construir uma sequência didática com um jogo de tabuleiro educativo, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental, de modo a contribuir com o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, na área de classificação taxonômica. O jogo é composto de um tabuleiro com a forma de uma árvore e com cartas (todas são animais reais do Reino Animalia) em forma de folhas, o jogo possui caráter interativo. O método de análise foi qualitativo, com a compilação de dados encontrados nos artigos presentes nas plataformas digitais (Google Acadêmico, Scielo, plataforma CAPES e na biblioteca da UTFPR) com temas semelhantes ao trabalho. Os resultados deste trabalho são a proposta de sequência didática e o jogo “Classitômica”. Após a análise dos artigos concluímos que as metodologias ativas, são um instrumento importante para o ensino-aprendizagem quando o professor utiliza em suas aulas jogos, vídeos, exercícios, apresentações, teatros e trabalhos em grupo, tornaram a aula mais interessante e auxiliaram no conhecimento cientifico, na comunicação entre os alunos e o professor e na participação ativa em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Manfio, Daiara-
dc.contributor.referee1Manfio, Daiara-
dc.contributor.referee2Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee3Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_21.pdf4,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.