Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZanin, Kely Cristiane Lovatto-
dc.date.accessioned2021-06-15T19:06:15Z-
dc.date.available2021-06-15T19:06:15Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationZANIN, Kely Cristiane Lovatto. Desmistificando as crenças dos alunos do ensino fundamental II acerca de animais venenosos, peçonhentos e necrófagos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25223-
dc.description.abstractIt is undeniable that the children of our time receive information and knowledge from various sources. One of these sources, of greater influence, is television. Based on this assumption, we seek to know the influence of this appliance on one of the science contents: venomous, poisonous and scavenger animals. Then, we investigated the 6th year students' conceptions about venomous, poisonous and scavenger animals, considered ugly, bad and of no importance, analyzing the influence of TV cartoons in the construction of this scientific knowledge. In order to verify this hypothesis, that there is a negative influence of some cartoons regarding the scientific concepts about such animals, a survey was carried out with eight education professionals from the state network and also with a few 6th grade students, aiming to analyze further of the numbers. However, since we are in a period of social isolation, online questionnaires were sent to both teachers and students. Thus, the present research consists of a case study, with a qualitative approach to the data obtained, which showed us that the other teachers are already faced with misconceptions on the part of the students about venomous animals. According to Gerhardt and Silveira (2009, p.31), qualitative research is not concerned with numerical representativeness, but with deepening the understanding of a social group, an organization, etc. However, the surprising aspect was the fact that most teachers attribute this misinformation, which distorts scientific concepts about the animals in question, to the family and not to TV, coming to contradict the initial hypothesis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnimais venenosospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectPoisonous animalspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCommon sensept_BR
dc.titleDesmistificando as crenças dos alunos do ensino fundamental II acerca de animais venenosos, peçonhentos e necrófagospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ inegável que as crianças de nosso tempo recebem informações e conhecimentos de várias fontes. Uma dessas fontes, de maior influência, é a televisão. A partir de tal pressuposto, buscamos conhecer a influência deste eletrodoméstico num dos conteúdos de ciências: os animais peçonhentos, venenosos e necrófagos. Logo, averiguamos as concepções dos alunos do 6º ano acerca de animais peçonhentos, venenosos e necrófagos, considerados feios, ruins e sem importância alguma, analisando a influência dos desenhos animados da TV na construção deste conhecimento científico. A fim de verificar esta hipótese, de que há uma influência negativa de alguns desenhos animados quanto aos conceitos científicos sobre tais animais, foi realizada uma pesquisa com oito profissionais da educação da rede estadual e também com alguns poucos alunos do 6º ano, visando analisar além dos números. Todavia, uma vez que nos encontramos em período de isolamento social, foram enviados questionários via on-line tanto para os professores como para os estudantes. Desta forma, a presente pesquisa consiste num estudo de caso, com uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, a qual nos mostrou que os demais professores já se deparam com conceitos errôneos por parte dos alunos sobre os animais peçonhentos. Segundo Gerhardt e Silveira (2009, p.31), a pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc. Entretanto, o aspecto surpreendente consistiu no fato da maioria dos professores atribuir essas informações equivocadas, que distorcem os conceitos científicos sobre os animais em questão, à família e não à TV, vindo a contrariar a hipótese inicial.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee1Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee3Haas, Jucelaine-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_29.pdf510,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.