Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDestefani, Rodrigo Deren-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:09:24Z-
dc.date.available2017-10-11T17:09:24Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.citationDESTEFANI, Rodrigo Deren. Interações Sociais em Rede de Produção Científica Acadêmica sob a Perspectiva da Teoria Ator-Rede: caso do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2520-
dc.description.abstractThis research aims to describe social interactions that occur in a scientific production network, from the perspective of Actor-Network Theory in a Graduate Interdisciplinary Program, the Graduate Program in Technology and Society – PPGTE of the Federal Technological University of Paraná - UTFPR. In terms of methodology, the research is qualitative and descriptive nature in relation to their goals. It makes use of the technical procedures of bibliographic research, documentary research, content analysis and survey, through semi-structured interviews. On the main results, it was possible to categorize the actors in the network, demonstrating that Professor-Researcher-Advisor, especially the older and with greater range of action, act as mediators in the network and the student-mentees as intermediaries. It was also possible to identify some of the most relevant actors for the emergence of the PPGTE network and its maintenance, stabilization and strengthening. The theme of interdisciplinarity emerges in the research as important singularity that provides registering controversy in the network, in the process of training and maintenance. Still, the development agencies as actants in the network were found, also operating as prescriptive spaces where it is possible to identify policies to encourage interdisciplinarity, inducing PPGs networks like PPGTE. For the actuation of the human actors, micro-networks, formed in lines and research groups also showed how important actants in the academic scientific production process. It was also demonstrated the important role of institutional management as intermediary in PPGTE deployment process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectInterpersonal relationspt_BR
dc.subjectEducation - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleInterações sociais em rede de produção científica acadêmica sob a perspectiva da teoria ator-rede : caso do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR)pt_BR
dc.title.alternativeSocial Interactions in the Network of Academic Scientific Production under the Perspective of Actor - Network Theory. Case Study of the Program of PostGraduate Studies in Technology and Society (PPGTE / UTFPR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo descrever as interações sociais que ocorrem em uma rede de produção científica, sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, em um Programa de PósGraduação Interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva em relação aos seus objetivos. Faz uso dos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise de conteúdo e levantamento, por meio de entrevistas semiestruturadas. Em relação aos principais resultados, foi possível categorizar os atores na rede, demonstrando que o Professor-Pesquisador-Orientador, principalmente os mais antigos e com maior amplitude de atuação, atuam na rede como mediadores e os alunos-orientandos como intermediários. Foi possível também identificar alguns dos atores mais relevantes para o surgimento da rede do PPGTE e a sua manutenção, estabilização e fortalecimento. A temática da interdisciplinaridade surge na pesquisa como importante singularidade que propicia registrar controvérsias na rede, em seu processo de formação e de manutenção. Ainda, foram constatadas as agências de fomento como actantes presentes na rede, também operando como espaços prescritivos onde é possível identificar políticas de incentivo à interdisciplinaridade, induzindo redes de PPGs como o PPGTE. Para a atuação dos atores humanos as micro-redes, formadas nas linhas e nos grupos de pesquisa, também apareceram como actantes importantes no processo de produção científica acadêmica. Foi demonstrado ainda o papel importante da gestão institucional como intermediária no processo de implantação do PPGTE.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/2148734584500887pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Décio Estevão do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009182371990039pt_BR
dc.contributor.referee1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.referee2Sato, Gilson Yukio-
dc.contributor.referee3Alvarez, Victor Manoel Pelaez-
dc.contributor.referee4Nascimento, Decio Estevao do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Destefani, Rodrigo Deren_2016.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.