Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Iraci Vieira-
dc.date.accessioned2021-06-11T00:32:19Z-
dc.date.available2021-06-11T00:32:19Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.citationNUNES, Iraci Vieira. Análise da concepção de alfabetização na base nacional comum curricular nos anos iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleAnálise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma como é apresentada na BNCC, suas orientações e competências para o processo de Alfabetização nos Anos Iniciais. Apresenta a alfabetização em dois anos e o despertar da alfabetização na criança. Discute como o tema é apresentado na BNCC e o olhar crítico sobre sua forma de apresentação. Traz como resultado da pesquisa o fato de que o professor alfabetizador deve manter-se atualizado, e ter um olhar para além dos processos alfabetizadores presos a uma mesma lógica, que mantém um modelo econômico que se baseia na exploração das pessoas, em manter as desigualdades e, por consequência, na ausência de justiça social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_22.pdf11,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.