Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Elena | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:57:45Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T23:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Elena. A importância do letramento no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25157 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | A importância do letramento no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como tema a importância do letramento durante o processo de alfabetização. Partindo do problema de pesquisa surgiu o objetivo principal que centrou em investigar a importância do letramento no processo de alfabetização. Para fundamentar os estudos foram elencados os temas: O Processo de Alfabetização; Os Métodos de Alfabetização; Alfabetização e Letramento; Concepções de Aprendizagem; A Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador. Metodologicamente, a pesquisa teve caráter qualitativo, sendo desenvolvida em três escolas com uma amostra de doze professores e três coordenadores que responderam um questionário contendo nove questões. Os principais resultados demonstraram que os professores têm um bom conhecimento sobre questões atuais que envolvem a alfabetização e o letramento e, de modo geral, acreditam ser dois processos diferentes, mas que caminham juntos. Apesar de ainda necessitarem aprofundar o assunto percebeu-se que existe preocupação com a presença do letramento durante o trabalho. Para alfabetizar e letrar, o ambiente da sala de aula deve ser motivador, rico em recursos e materiais que privilegiam a alfabetização e o letramento. Considerou-se que existe, entre os professores investigados uma preocupação em trabalhar concomitantemente a alfabetização e o letramento, porém, ainda com indícios de tradicionalidade no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. O trabalho constante com o letramento indica que os professores conhecem sua necessidade, entretanto, este trabalho deve ser planejado de forma a atender os diferentes tipos de aprendizagem e permear todo o ambiente de uma classe alfabetizadora. Concluindo, o processo de alfabetização, aliado à prática do letramento, fazem com que a criança perceba seu mundo, seja incluída numa sociedade letrada e que participe de práticas sociais que envolvam a língua. Alfabetizar letrando é permitir que a criança se desenvolva convivendo com vários portadores de texto ao mesmo tempo que trabalha a base alfabética. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_15.pdf | 21,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.