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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Crepaldi, Cristiane Marques | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:24:46Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T23:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
dc.identifier.citation | CREPALDI, Cristiane Marques. Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Variação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Variation | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.title | Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo PNLD e adotados em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Tal análise teve como objetivo buscar nesses materiais indícios e evidências que trouxessem respostas a alguns questionamentos propostos no livro “Nada na língua é por acaso” pelo linguista Marcos Bagno para orientar a análise de materiais didáticos, tais como: O tratamento dado à variação linguística se limita às variedades rurais e/ou regionais? O tratamento da variação fica limitado ao sotaque e ao léxico, ou também aborda fenômenos gramaticais? Como resultado, os dados levantados evidenciaram que o tema ainda é subaproveitado e apresentado de forma superficial em boa parte dos materiais disponíveis, direcionando o tema especialmente para questões relativas ao sotaque e léxico regionais. Espera-se que este trabalho promova reflexão e possibilite discussões mais aprofundadas sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rohling, Nívea | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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