Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Cícera Jessiane Lins dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T22:52:01Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T22:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cícera Jessiane Lins dos. A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Ramos, Graciliano, 1892-1953 | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento - Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Literacy - Juvenile literature | pt_BR |
dc.subject | Didatics | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.title | A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise de A terra dos meninos pelados (1937), de Graciliano Ramos, considerando, para esse exercício, a mobilização de procedimentos estéticos categorizados entre paradigmas importantes para história da literatura infantil. Com base nos resultados da análise, e a fim de contribuir, também, para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura capazes de compor processos de letramento literário, o trabalho propõe uma sequência didática básica com a narrativa, segundo modelo de Rildo Cosson (2014), para turmas regulares do 6o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para atender a esses propósitos apresenta um viés interpretativista e o corpus da pesquisa constitui se da própria narrativa infantil e de textos como os de Luís Bueno (2016), Ricardo Ramos Filho (2017), José Nicolau Gregorin Filho (2011) e Maria Zilda da Cunha (2012), utilizados tanto para embasar a interpretação quanto para situar a obra em um contexto de mudanças paradigmáticas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee2 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_07.pdf | 27,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.