Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCantieri, Alvaro Rogerio-
dc.date.accessioned2021-06-09T00:28:35Z-
dc.date.available2021-06-09T00:28:35Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationCANTIERI, Alvaro Rogerio. Método colaborativo para posicionamento de precisão usando VANT e VTNT para a inspeção detalhada de torres de distribuição de energia elétrica. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25104-
dc.description.abstractThe inspection process for the structural conditions of energy distribution pylons is a mandatory task defined by the National Electric Energy Agency – ANEEL in Brazil. A significant increase in the application of autonomous vehicles to inspect these structures is observed recently, including small unmanned aerial vehicles (UAVs), due to the operational advantages presented by these vehicles. The development of autonomous inspection architectures for this kind of application presents several technical challenges for the safe and effective performance of tasks related to the operation, including the obstacle detection and the precise positioning of vehicles during their displacement. The main objective of this work is to propose a cooperative method of positioning between an unmanned aerial vehicle (UAV) and an unmanned ground vehicle (UGV), based on a visual tag attached to the ground vehicle, for application in a detailed inspection of electricity distribution poles and pylons. This proposal sought to develop a method to increase the reliability of the autonomous displacement and route tracking from the vehicles during the inspection process, through the exchange of relative positioning information between them. Experiments performed to validate the UAV flight positioning data using the ground tag reference presents horizontal and vertical positioning errors lower than 2.0 meters, considering a confidence interval of 5 % for the measurements. The experiments executed to evaluate the navigation of the ground vehicle using the position data generated by the images captured by the UAV in flight, presented a positioning error lower than 0.25 m for all rounds, indicating the feasibility of using the cooperative navigation method proposed in real application conditions.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Distribuição - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Distribuição - Inspeçãopt_BR
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectSistemas de controle inteligentept_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectVisão por computadorpt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectSensores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectElectric power distribution - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectElectric power distribution - Inspectionpt_BR
dc.subjectAutomated vehiclespt_BR
dc.subjectIntelligent control systemspt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectSensors - Evaluationpt_BR
dc.titleMétodo colaborativo para posicionamento de precisão usando VANT e VTNT para a inspeção detalhada de torres de distribuição de energia elétricapt_BR
dc.title.alternativeCollaborative method for precisise positioning using UAV and UGV for detailed inspection of electrical distribution power pylonpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO processo de inspeção das condições estruturais de torres de distribuição de energia é uma tarefa obrigatória definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL no Brasil. Um aumento considerável na utilização de veículos autônomos para inspeção dessas estruturas vem sendo observado recentemente, entre eles os veículos aéreos não tripulados de pequeno porte (VANT’s), devido às vantagens operacionais que eles apresentam. O desenvolvimento de arquiteturas de inspeção autônomas para este tipo de aplicação apresenta diversos desafios técnicos relacionados a execução segura e eficaz das tarefas relativas à operação, entre eles a detecção e desvio de obstáculos e o posicionamento de precisão dos veículos durante seu deslocamento. O objetivo principal deste trabalho é propor um método cooperativo de posicionamento entre um veículo aéreo não tripulado (VANT) e um veículo terrestre não tripulado (VTNT), baseado na utilização de uma etiqueta visual fixada no veículo de solo, para aplicação em tarefas de inspeção detalhada de torres e postes de distribuição de energia elétrica. Através desta proposta buscou-se desenvolver um método que permitisse aumentar a confiabilidade do deslocamento e seguimento de rotas de forma autônoma dos veículos durante o processo de inspeção, através da troca de informações de posicionamento relativo entre eles. Experimentos realizados para validar os dados de posição de voo do VANT utilizando-se da referência da etiqueta de solo apresentaram erros horizontal e vertical inferiores a 2,0 metros, considerando-se um intervalo de confiança para as medidas de 5%. No caso dos experimentos realizados para avaliar a navegação do veículo de solo através dos dados de posição gerados pelas imagens capturadas pelo VANT em voo, o erro final de posicionamento foi menor que 0,25 m para todas as rodadas, indicando a viabilidade de utilização do método de navegação cooperativa proposto em condições reais de aplicação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5930-2140pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333084376041709pt_BR
dc.contributor.advisor1Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Andre Schneider de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8295-366Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4006878042502781pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Andre Schneider de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8295-366Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4006878042502781pt_BR
dc.contributor.referee2Todt, Eduardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6045-1274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9942240121225139pt_BR
dc.contributor.referee3Fabro, Joao Alberto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8975-0323pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841185662777161pt_BR
dc.contributor.referee4Bonfim, Marlio José do Couto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6382-614Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8848741620431802pt_BR
dc.contributor.referee5Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodocolaborativoinspecaotorres.pdf14,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons