Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarafon, Fabiana-
dc.date.accessioned2021-06-01T17:02:45Z-
dc.date.available2021-06-01T17:02:45Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationMARAFON, Fabiana. Estudo do calor e da óptica geométrica: desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo a construção de um fogão solar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25079-
dc.description.abstractThis work aims to study the heat and geometric optics from the handling of a conical solar cooker. For this, a composed educational product was developed by a didactic sequence focusing on the creation of experiments handled by students, in order to improve the visualization of physical phenomena in their school and daily practice. The problematization arose from the difficulties of maintaining students' interest and cohesion for the teaching of Physics, for this reason, the justification for the use of meaningful learning arises, bringing students closer to the theory and practice of content related to heat exchanges and geometric optics. The methodology used was based on the application of pre-test and post-test, with descriptive and objective questions, qualitative and quantitative, which contributed to make a diagnosis of the students' initial and posterior knowledge. The didactic sequence consists of six activities involving theory and practice of developing experiments. It can be observed, during the application of the educational product, that the students were motivated by the use of the experiments. Comparing the results of the pre and posttests, an increase in the number of correct answers of the questions can be observed after the application of the activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectHeatpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectSolar energypt_BR
dc.titleEstudo do calor e da óptica geométrica:desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo aconstrução de um fogão solarpt_BR
dc.title.alternativeStudy of heat and geometric optics: developing a teaching sequence involving the construction of a solar cookerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o estudo do calor e da óptica geométrica a partir do manuseio de um fogão solar cônico. Para isto, foi desenvolvido um produto educacional composto por uma sequência didática focando na criação de experimentos manuseados pelos alunos, de modo a melhorar a visualização dos fenômenos físicos em sua prática escolar e cotidiana. A problematização surgiu das dificuldades de manter o interesse dos alunos e a coesão para o ensino da Física, para isso surge a justificativa da utilização da aprendizagem significativa aproximando os alunos da teoria e da prática de conteúdos relacionados às trocas de calor e à ótica geométrica. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de pré-teste e pós-teste, com questões descritivas e objetivas, qualitativas e quantitativas, que contribuíram para fazer um diagnóstico do conhecimento inicial e posterior dos alunos. A sequência didática é composta por seis atividades envolvendo teoria e a prática de desenvolvimento de experimentos. Pode-se observar, durante a aplicação do produto educacional, que os alunos se mostraram motivados pelo uso dos experimentos. Comparando os resultados dos pré e pós testes, pode-se observar um aumento no número de acerto das questões após a aplicação das atividades.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675323431592667pt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee1Lenzi, César Henrique-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5887-338Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728166498098286pt_BR
dc.contributor.referee2Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticafogaosolar_produto.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticafogaosolar.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.