Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Renata Gabriele dos-
dc.date.accessioned2021-05-21T16:28:43Z-
dc.date.available2021-05-21T16:28:43Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata Gabriele dos. Gestão gerencialista e trabalho docente: aproximações com a produção de subjetividades na contemporaneidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25014-
dc.description.abstractThe Managerial Management, or managerialism, is known for facilitating management practices that enable the exercise of power through factors linked to rationality. This ideological form of management encourages the search for results and contributes to the development of a society that manages everything. Once the reproduction of managerial practices, they can go beyond the organizational scope and reach different spheres of the social order, the conceptions about work, in themselves, also come to be directly influenced by this ideology. In this way, the present study aims to analyze the production of subjectivities built from the managerialism in the daily work of teaching in private Higher Education Institutions (HEI). This research is characterized as qualitative and exploratory-descriptive study. For data collection was used as a participant observation and semi-structured interviews. Were interviewed 16 professors from 3 private HEIs in the city of Curitiba-PR. The analyzes were organized into four categories (Teaching Work – The research subjects, their choices and perceptions, having as subcategories characteristics of qualification, degree and expectations; Teaching work in its senses; Organization of teaching work – Contemporary dilemmas and finally managerialism and its consequences for teachers). The results revealed that the influence of managerialism on the work of professor in private HEIs is not presented in an isolated way, on the contrary, it is articulated in its objective (intensification and fragmentation of teaching practice) and subjective (combined with fascination and seduction at a psychological level ). Finally, each professor builds a singular trajectory in the process of development and formation of their professional profile, producing their subjectivities from the understanding of two poles, singularization or individuation, that lead them to reproduce managerialist norms or to establish lines of escape capable of breaking with their subjection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Participação na administraçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docente - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectTeacher participation in administrationpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Faculty - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectTeachers - Job satisfactionpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleGestão gerencialista e trabalho docente: aproximações com a produção de subjetividades na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeManagerial management and teaching work: approaches with the production of subjectivities in contemporaneitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConhecida por facilitar práticas de gestão que viabilizam o exercício do poder, a gestão gerencialista é caracterizada pela racionalização e objetividade, tornando-se responsável por traduzir as atividades humanas em indicadores de desempenho classificando-os em custos ou benefícios, incentivando a crescente busca por resultados e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade que tudo gere. Uma vez que a reprodução das práticas gerencialistas, pode ir além do âmbito organizacional e atingir diversas esferas da ordem social, as concepções acerca do trabalho, em si, também passam a ser influenciadas diretamente por esta ideologia. Desse modo, o presente estudo analisa a produção de subjetividades construídas a partir da gestão gerencialista no cotidiano do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior privadas. Especificamente, buscou investigar como a produção de subjetividade é constituída a partir da gestão gerencialista no cotidiano do trabalho docente; identificar a maneira pela qual a gestão gerencialista tem influenciado nos modos de trabalhar e subjetivar de professores do ensino superior; compreender o sentido do trabalho para os professores em âmbito da ideologia gerencialista. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória-descritiva, baseada em um estudo com 16 professores de 3 IES privadas da cidade de Curitiba-PR. Para coleta de dados, foi utilizado como estratégia de aproximação com o campo a observação participante, juntamente com um roteiro semiestruturado e a técnica de entrevista. A análise de dados foi realizada a partir da análise de conteúdo inspirada nas asserções teórico-metodológicas de Minayo. Os resultados foram analisados a partir de 4 categorias (Trabalho Docente – Os sujeitos de pesquisa, suas escolhas e percepções, tendo como subcategoria características de qualificação, titulação e expectativas; O trabalho docente em seus sentidos; Organização do trabalho docente – Dilemas contemporâneos e por fim, Gestão Gerencialista e suas Consequências para os Docentes). Os resultados revelaram que a influência da gestão gerencialista no trabalho docente em IES privadas não se apresenta de maneira isolada, pelo contrário, está articulada em seu processo objetivo (intensificação e fragmentação da prática docente) e subjetivo (aliado ao fascínio e sedução a nível psicológico). Por fim, cada professor constrói uma trajetória singular no processo de desenvolvimento e formação do seu perfil profissional, produzindo suas subjetividades a partir da compreensão de dois polos, seja por conta da sua singularidade ou da sua individuação, que o os levam tanto reproduzir normas gerencialistas, quanto estabelecer linhas de fuga capazes de romper com seu assujeitamento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6730-9032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9469966647024729pt_BR
dc.contributor.advisor1Tonon, Leonardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9884-5284pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919240816800660pt_BR
dc.contributor.referee1Oltramari, Andrea Poleto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5897-2772pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704115053163728pt_BR
dc.contributor.referee2Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee3Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9884-5284pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919240816800660pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaogerencialistatrabalhodocente.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons