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dc.creatorOliveira, Walison Aparecido de-
dc.date.accessioned2017-09-27T14:52:06Z-
dc.date.available2017-09-27T14:52:06Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Walison Aparecido de. Colaboração científica nos programas de pós-graduação em educação: uma análise de redes de coautoria. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2483-
dc.description.abstractThe present study has the objective to investigate the network conformation of scientific collaboration's postdegree program in Sducation located in Brazil's Southwest. Use it in two methodologies, the social media analysis and the bibliometry. The scientific production was collected in lattes plataform deriving from curriculum of accredited teachers in 15 postdegree programs. Considering datas by two last tests of Capes (triennia 2007-9 2010-2). The bibliographic records was extracted between scriptlattes software. The Vantage Point® software and UCINET was used to systematization and analysis of the results. Found that the area published on average 60% of articles in collaboration and there is a decrease (5%) in articles with authors individual. there is a uniform distribution of articles between the strata Qualis, ranging from 10% to 15%. according to the Qualis area, 14% of articles not total score for the program. there is a diversity in the profile of collaboration of the programs, some have more than 70% of its production in collaboration, and others with a maximum of 40%. the protagonists in collaboration scientific are programs level 6 (ufscar-and and) and level 5 (ufscar). the level 7 and most of the level 6 do not appear prominently. there are no greater approach between teachers of the programs for publication, for having higher level. the higher the average articles by program, the greater the possibility of publication joint. specific areas of education with other areas of knowledge (psychology, health, biology, etc.), impact the shape of the scientific production.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCo-autoriapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Graduate)pt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectAuthorship - Collaborationpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.titleColaboração científica nos programas de pós-graduação em educação: uma análise de redes de coautoriapt_BR
dc.title.alternativeScientific collaboration in postdegree program in education: an analysis about co-authorship networkspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar a configuração das redes de colaboração científica dos Programas de Pós-Graduação em Educação localizados no Sudeste do Brasil. Utilizou-se de duas metodologias, a Análise de Redes Sociais e a Bibliometria. A produção científica foi coletada na Plataforma Lattes oriunda dos currículos de docentes de credenciados em 15 programas de pós-graduação considerando dados das duas últimas avaliações da Capes (triênios 2007-9 e 2010-2). Os registros bibliográficos de 4.826 artigos foram extraídos através do software ScriptLattes. Os softwares Vantage Point® e UCINET foram usados para sistematização e análise dos resultados. Constatou que a área publicou em média 60% dos artigos em colaboração e há uma diminuição (5%) nos artigos com autores individuais. Há uma distribuição uniforme dos artigos entre os estratos Qualis, com variação entre 10% e 15%. De acordo com o Qualis da área, 14% dos artigos não somam pontuação para o programa. Existe uma diversidade no perfil de colaboração dos programas, alguns possuem mais de 70% da sua produção em colaboração, e outros com no máximo 40%. Os protagonistas na colaboração científica são os programas nível 6 (UFSCar-EE) e nível 5 (UFSCar). Os de nível 7 e maioria do nível 6 não aparecem com destaque. Não há uma maior aproximação entre os docentes dos programas para publicação, por terem maior nível. Quanto maior a média de artigos por programa, maior a possibilidade de publicação conjunta. Áreas específicas da educação com outras áreas de conhecimento (psicologia, saúde, biologia, etc.), impactam a forma da produção científica.pt_BR
dc.degree.localSão Carlos (SP)pt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766253147548300pt_BR
dc.contributor.advisor1Hayashi, Carlos Roberto Massao-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136586124586219pt_BR
dc.contributor.referee1Hayashi, Carlos Roberto Massao-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFSCarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEducaçãopt_BR
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