Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTremba, Gabriela Bastos Cordeiro-
dc.date.accessioned2021-04-23T21:37:54Z-
dc.date.available2021-04-23T21:37:54Z-
dc.date.issued2020-08-11-
dc.identifier.citationTREMBA, Gabriela Bastos Cordeiro. O espaço urbano em Carolina Maria de Jesus: o eterno retorno ao Quarto de despejo e a casa de alvenaria. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24833-
dc.description.abstractLiterature allows us to look at the world through the eyes of others. It dazzles us, but above all, it is an important political tool. Written in the fifties and sixties, the literary works of Carolina Maria de Jesus – who was a poor, black woman, and whose formal studies did not go beyond the second year of elementary school – are of fundamental relevance for understanding something that still occurs to this day: the marginalization of the poorest segments of the population. In her diaries, published partially in her book Quarto de Despejo: diário de uma favelada, the writer describes the hardships of the daily life in the old favela (slums) of Canindé, in the capital São Paulo. Through these records, it is possible to understand the perverse aspects of São Paulo’s urbanization model which was, in turn, inspired by the 19th century European hygienist reforms. The author’s story continues in her second journal titled Casa de Alvenaria: diario de uma ex-favelada, an account of Jesus leaving the favelas and her new life in the city. With that in mind, we seek to understand how the urbanization process and its consequences are represented in her works. We have consulted academic experts on Geography and Urbanism, such as David Harvey, Milton Santos, Ermínia Maricato and Raquel Rolnik. Jesus’ biographies are also explored, since the books that were analyzed have originated from her own journals. In a similar way, we also wish to understand the relationship between literature, memory, and reality from the perspective of academics such as Philipped Lejeune and Henri Bergson. Finally, we conducted a brief study on how Jesus’ subaltern life impacted the the reception of her works, and how, through concise considerations, the editor’s role influenced it. As a result, we verified that Carolina Maria de Jesus’ books are representative of an exclusive urbanization process that perpetuates itself through practical and, mainly, ideological mechanisms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914- 1977. Quarto de despejo: diário de uma favelada - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914-1977. Casa de alvenaria: diário de uma exfavelada - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFavelas - São Paulo (SP) - Condições sociaispt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914- 1977. Quarto de despejo: diário de uma favelada - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914-1977. Casa de alvenaria: diário de uma exfavelada - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSlums - São Paulo (SP) - Social conditionspt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectEqualitypt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectRepresentations, Socialpt_BR
dc.subjectUrban sociologypt_BR
dc.titleO espaço urbano em Carolina Maria de Jesus: o eterno retorno ao Quarto de despejo e a casa de alvenariapt_BR
dc.title.alternativeThe exclusionary urbanization process in Carolina Maria de Jesus’ literary work: between slums and urban centerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA literatura permite um olhar para o mundo através do olhar do outro, por isso encanta, mas, principalmente, incomoda. Assim, os escritos das décadas de 1950 e 1960 de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, pobre, que estudou formalmente apenas até o segundo ano do primário (atual Ensino Fundamental) são de fundamental relevância para o entendimento de algo que ocorre até hoje: a periferização e consequente exclusão das camadas mais pobres da população. Em seus diários publicados parcialmente no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, a escritora descreve o cotidiano árduo vivido na antiga favela do Canindé, em São Paulo, capital. Por meio desses registros, é possível compreender os aspectos perversos do modelo de urbanização paulista, inspirado nas reformas higienistas europeias do século XIX. A história da autora tem continuidade no segundo livro-diário Casa de Alvenaria: diário de uma exfavelada, o qual narra a saída de Jesus da favela e sua nova rotina habitando a cidade. Diante disso, busca-se compreender nas obras de que maneira se deu a ocupação do espaço geográfico e quais foram as suas consequências. Para tanto, são consultados teóricos da Geografia e do Urbanismo, como David Harvey, Milton Santos, Ermínia Maricato e Raquel Rolnik. A biografia de Jesus também é explorada, uma vez que os livros aqui analisados tem origem em diários pessoais. Também nesse sentido, procura-se compreender a relação entre literatura, memória e realidade sob a luz de estudiosos como Philippe Lejeune e Henri Bergson. Há ainda um breve estudo a respeito de como o fato da autora apresentar condições de subalternidade reverbera na repercussão de seus livros, além de considerações concisas sobre o papel do editor nisso tudo. Como resultado, verificou-se que as obras de Carolina Maria de Jesus são representativas de um processo excludente de urbanização que se perpetua até a atualidade por meio de mecanismos práticos e, principalmente, ideológicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8504-1148pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828991075968820pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Reichmann, Brunilda Tempel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4680-7462pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1169236163815772pt_BR
dc.contributor.referee2Cantarin, Marcio Matiassi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quartodespejocasaalvenaria.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons