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dc.creatorLima, Daiana Aparecida Souza-
dc.date.accessioned2021-04-15T17:05:53Z-
dc.date.available2021-04-15T17:05:53Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationLIMA, Daiana Aparecida Souza. Ecologia, meio ambiente e doenças: panorama atual do ensino e estratégia para uma formação científica e ambiental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24766-
dc.description.abstractEcology is a science that involves subjects that are often observable and evident around us, and environmental issues have an important influence on their teaching, contributing to the development of ethical and responsible individuals and a society whose activities are based on sustainability and conservation of the environment. However, several environmental impacts have occurred at an unprecedented speed and the threat that nature and ecosystems occur due to predatory human actions, generate incalculable damage to environments and, consequently, to the health of living beings, including human health. The result of this is a scenery of endemics, epidemics and pandemics that Brazil and the world have faced. It is necessary to improve the general knowledge of those needed in relation to this problem, with the use of educational measures, methodologies and strategies in search of more conscious training and with scientific and environmental engagement. Thus, the present study had as objective to evaluate the general and current panorama of the teaching of ecology, around the relationship between disease occurrence and environmental degradation. For this, analysis of educational guidance documents and science and biology teaching materials was carried out, used in basic education and public schools in the State of São Paulo, from the survey of skills, competences and content related to ecology, and elaborate a proposal for an investigative didactic sequence, which basically comprises a critical and reflective approach to ecological concepts and diseases, in search of scientific literacy. As a result of the analysis, the correlation between ecology and diseases was little observed. Within this context and considering the educational guidance documents and textbooks as important tools in the educational scenario and in the mediation of teaching, concludes, therefore, that is needed a broader approach of the relationship between ecology and the emergence of diseases in these materials, enabling a teaching and learning process committed to health education and with the construction of the students' ecological and environmental responsibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectEnvironmental impact statementspt_BR
dc.titleEcologia, meio ambiente e doenças: panorama atual do ensino e estratégia para uma formação científica e ambientalpt_BR
dc.title.alternativeEcology, environment and diseases: actual panorama of teaching and strategy for scientific and environmental formationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Ecologia é uma ciência que envolve assuntos frequentemente observáveis e evidentes à nossa volta, e as questões ambientais apresentam uma importante influência em seu ensino, com contribuição no desenvolvimento de indivíduos éticos e responsáveis e de uma sociedade cujas atividades sejam pautadas na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente. No entanto, diversos impactos ambientais têm ocorrido numa velocidade sem precedentes e a ameaça que a natureza e os ecossistemas sofrem devido às ações antrópicas predatórias geram prejuízos incalculáveis nos ambientes e consequentemente na saúde dos seres vivos, inclusive na saúde humana. O resultado disso é um cenário de endemias, epidemias e pandemias que o Brasil e o mundo têm enfrentado. É necessário melhorar o conhecimento geral dos indivíduos em relação a essa problemática, com o uso de medidas, metodologias e estratégias educacionais em busca de uma formação mais consciente e com engajamento científico e ambiental. Deste modo, o presente trabalho objetivou avaliar o panorama geral e atual do ensino da ecologia, em torno da relação entre a ocorrência de doenças e a degradação ambiental. Para isso, foi realizada a análise de documentos educacionais orientadores e de materiais didáticos de Ciências e Biologia, utilizados na educação básica e na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, a partir do levantamento das habilidades, competências e conteúdos relacionados à ecologia, e elaborada uma proposta de sequência didática investigativa, que compreende basicamente uma abordagem crítica e reflexiva dos conceitos ecológicos e das doenças, em busca da alfabetização científica. Como resultado da análise, a correlação entre as temáticas ecologia e doenças foi pouco observada. Dentro desse contexto e considerando os documentos educacionais orientadores e os livros didáticos como ferramentas importantes no cenário educacional e na mediação do ensino, conclui-se, portanto, que é necessária uma abordagem mais ampla da relação entre a ecologia e o surgimento de doenças nesses materiais, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem comprometido com a educação em saúde e com a construção da responsabilidade ecológica e ambiental dos alunos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee2Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee3Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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