Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGallo, Ananda Santana-
dc.date.accessioned2021-04-12T22:58:44Z-
dc.date.available2021-04-12T22:58:44Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.citationGALLO, Ananda Santana. Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titlePrograma de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentespt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency program: self-narrative of chemistry class regents and teaching training grantspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Programa de Residência Pedagógica visa formar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática da profissão docente, com imersão na escola, utilizando de coleta e análise de dados, diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem. Objetivou-se nesta pesquisa produzir uma autonarrativa de regências de aulas desenvolvidas por uma Licencianda em Química durante um Programa de Residência Pedagógica para identificar subsídios formativos para a profissão docente. Na metodologia qualitativa, caracterizada como estudo de campo, exploratória e descritiva, priorizou-se o tipo de pesquisa documental e narrativa. Para isso, foram utilizados documentos pessoais escritos durante o PRP pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso, tais como: diários de aulas, planejamentos de ensino e relatórios. As narrativas apresentadas neste trabalho referem-se às 112,56 horas relógio de regências de aulas concluídas pela autora da pesquisa, no período de 18 (dezoito) meses durante o referido Programa. As regências possibilitaram o contato com várias abordagens teóricas e metodológicas de ensino e de aprendizagem, auxiliando na escolha de um jogo didático para ser utilizado durante a Intervenção Pedagógica. Essa dinâmica contribuiu com a formação docente da autora do trabalho, pois permitiu vivenciar e observar na prática docente o como utilizar diferentes jogos didáticos. No final, os resultados obtidos proporcionaram fazer análises e reflexões de modo qualitativo a respeito dos subsídios formativos adquiridos para a prática docente. Assim, todas as regências efetivadas culminaram em aprendizagens das formas de elaborar e executar planejamentos de ensino, organizar a sala de aula, colaborar e trabalhar em grupo, bem como em reflexões acerca de cada aula lecionada, ajudando a pensar em melhorias da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Alcioni Galdino-
dc.contributor.advisor-co1Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee1Vieira, Alcioni Galdino-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee3Souza, Aguinaldo Robinson de-
dc.contributor.referee4Silva, Andressa Algayer da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autonarrativaregenciasaulasquimica.pdf509,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.