Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEleuterio, Rafael de Campos-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:26:09Z-
dc.date.available5000-06-17-
dc.date.available2021-04-12T17:26:09Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationELEUTÉRIO, Rafael de Campos. O ensino de matemática na escola do campo: contribuições de uma prática de ensino à luz da etnomatemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24738-
dc.description.abstractThe present study had as objective to analyze the contributions that a teaching practice in the light of Ethnomathematics can bring to the teaching of Mathematics in the school of the Field. This research is part of the work of completing the course in Licenciatura in Field Education - habilitation Science of Nature and Mathematics, Federal Technological University of Paraná - Câmpus Dois Vizinhos and was carried out in a class with 12 students, of the 3rd year of Teaching Medium of the Sao Francisco do Campo State School, located in the interior of the municipality of Dois Vizinhos - PR. Regarding the teaching of the students of the Campo schools, when observing the curricular stage, one can perceive a teaching of mechanical mathematics and disarticulated with the origin, culture and environment where the students live and interact daily. The fascination aroused by the possibility of using Ethnomathematics in the educational system was one of the reasons justifying the objectives of the work linked to the need to understand how Mathematics teaching occurs with the possibility of adjusting the curriculum, interweaving the history of the community with the teaching of Mathematics. The methodology adopted was of the qualitative type, applied with an interpretive character. The contributions that can be highlighted are the improvements in teaching processes and better assimilation and understanding of mathematical concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.titleO ensino de matemática na escola do campo: contribuições de uma prática de ensino à luz da etnomatemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of metamática in the school of the field: contributions of a teaching practice in the light of ethnomathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições que uma prática docente à luz da Etnomatemática poderá trazer para o ensino de Matemática na escola do Campo. Esta pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos e foi realizada em uma turma, com 12 educandos, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira, localizado no interior do município de Dois Vizinhos - PR. No que diz respeito ao ensino dos alunos das escolas do Campo, ao realizar as observações do estágio curricular, se percebe um ensino da Matemática mecânico e desarticulado com a origem, a cultura e o ambiente onde os alunos vivem e que interagem cotidianamente. O fascínio despertado pela possibilidade de utilização da Etnomatemática no sistema educacional foi um dos motivos que justificam os objetivos de realização do trabalho vinculado à necessidade de compreender como se dá o ensino da Matemática com a possibilidade de adequar o currículo, entrelaçando o histórico da comunidade com o ensino de Matemática. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, aplicado com cunho interpretativo. As contribuições que podem ser elencadas são as melhorias nos processos de ensino e melhor assimilação e compreensão de conceitos matemáticos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.advisor-co1Dufeck, Ludyane de Fatima-
dc.contributor.referee1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee2Dufeck, Ludyane de Fatima-
dc.contributor.referee3Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee4Boeno, Rosangela Maria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COCAM_2019_1_04.pdf
  Disponível a partir de 5000-06-17
1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.