Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gubert, Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T21:39:03Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T21:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | GUBERT, Mateus. Projeto do sistema de frenagem de um veículo tipo Baja SAE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24564 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the elaboration of a methodology for the dimensioning of the braking system of a competition Baja prototype. The objective is to report the improvement of the project in the braking system of the Baja Gralha Azul team for the 25th Baja SAE BRASIL Competition. It demonstrates how the calculations were performed to find the forces acting on the vehicle during the deceleration, as well as the forces necessary for the vehicle reach the immobility. It discusses how the materials used in the prototype were selected. It is reported the tests to discover the position of the vehicle's center of gravity and the friction coefficient between the brake pad material and the brake disc. Finally, the results obtained with the improvement of the system during the competition are shown and the points of improvement for the futures brakes projects of the Baja Gralha Azul team are presented. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Freios hidráulicos | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Projetos e construção | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de protótipos | pt_BR |
dc.subject | Hydraulic brakes | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Design and construction | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Prototypes, Engineering | pt_BR |
dc.title | Projeto do sistema de frenagem de um veículo tipo Baja SAE | pt_BR |
dc.title.alternative | Design of the braking system of a Baja SAE vehicle | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a elaboração de uma metodologia para o dimensionamento do sistema de frenagem de um protótipo de competição tipo Baja. Seu objetivo é relatar a melhoria de projeto no sistema de frenagem da equipe Baja Gralha Azul para a 25ª Competição Baja SAE BRASIL. Demonstra-se como foram realizados os cálculos para encontrar as forças atuantes no veículo durante a desaceleração, bem como, as forças necessárias para o veículo atingir a imobilidade. Aborda sobre como os materiais utilizados no protótipo foram selecionados. É relatado sobre os ensaios para descobrir a posição do centro de gravidade do veículo e o coeficiente de atrito entre o material da pastilha de freio e do disco de freio. Finalmente, são mostrados os resultados obtidos com o aprimoramento do sistema durante a competição e são apresentados os pontos de melhoria para os futuros projetos de freio da equipe Baja Gralha Azul. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fusão, Davi | - |
dc.contributor.referee1 | Fusão, Davi | - |
dc.contributor.referee2 | Zammar, Gilberto | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Luiz Eduardo Melo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
projetosistemafrenagemveiculobajasae.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.