Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorApolinario, Vanessa Cristina Duarte-
dc.date.accessioned2021-02-25T02:07:44Z-
dc.date.available2021-02-25T02:07:44Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.citationAPOLINARIO, Vanessa Cristina Duarte. Política de assistência social: uma análise da região oeste metropolitana de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24417-
dc.description.abstractThis survey aimed to investigate the situation of social assistance policy in the municipalities of the Western Metropolitan Region of São Paulo regarding the care of families and people in vulnerable situations, the structure of municipal service provision and municipal spending between 2013 and 2019. To this end, a review of the literature on social protection was carried out, in addition to documentary research on social assistance policy in Brazil. Finally, the characteristics of social assistance policy in the municipalities of the Western Metropolitan Region of São Paulo were analyzed. The results found showed that there was an increase in the number of extremely poor people in the CadÚnico in most municipalities, as well as in the number of beneficiaries of the Bolsa Família Programme – PBF. On the other hand, in some municipalities there was a reduction in the number of people benefiting from the Benefício da Prestação Continuada – BPC. As for the value of BPC, when compared with the average benefit of the PBF, there is a significant difference in the amount paid, where the individual benefit of BPC remains between five and six times the value of the monthly benefit paid to the family in the case of the Bolsa Familia. It was also verified that all the municipalities meet the rule of minimum number of units for their population size, while some municipalities exceed the limit of referenced families established in the norms, which can hinder the quality of social assistance services provided to the population. As for the transfers from the federal government, was verified the incentive to management of PBF, whose results showed that the volume in some municipalities is representative, reaching R$ 23 million per year for the Capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectTransferências de recursos financeiros governamentaispt_BR
dc.subjectCadÚnico (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subjectSistema Único de Assistência Social (Brasil)pt_BR
dc.subjectCharitiespt_BR
dc.subjectIncome distributionpt_BR
dc.subjectTransfer paymentspt_BR
dc.subjectUnified Social Assistance System (Brazil)pt_BR
dc.titlePolítica de assistência social: uma análise da região oeste metropolitana de São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a situação da política de assistência social nos municípios da Região Oeste Metropolitana de São Paulo quanto ao atendimento às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, à estrutura da oferta de serviços municipais e os gastos municipais no período entre 2013 e 2019. Para isso foi realizada uma revisão da literatura sobre a proteção social; além de pesquisa documental sobre a política de assistência social no Brasil, por fim foram analisadas as características da política de assistência social nos municípios da Região Oeste Metropolitana de São Paulo. Os resultados encontrados demonstraram que houve aumento no número de pessoas extremamente pobres no CadÚnico na maioria dos municípios, bem como no número de benefíciários do Programa Bolsa Família PBF. Por outro lado, em alguns munícipios houve redução do número de pessoas beneficiárias do Benefício da Prestação Continuada – BPC. Quanto ao valor do BPC, quando comparado com o benefício médio do PBF, pode-se observar a diferença significativa do valor pago, onde o benefício individual do BPC se mantém entre cinco e seis vezes o valor do benefício mensal pago a família no caso do Bolsa Família. Foi verificado também que todos os municípios atendem a regra da quantidade mínima de unidades para seu porte populacional, porém alguns municípios ultrapassam o limite de famílias referenciadas estabelecido nas normativas, o que pode prejudicar a qualidade dos serviços socioassistenciais prestados à população. Quanto aos repasses do governo federal, foi verificado o incentivo para gestão do PBF, cujos resultados mostraram que o volume em alguns municípios é representativo, chegando a R$ 23 milhões anuais para a Capital.pt_BR
dc.degree.localSão José dos Campospt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Ricardo Lobato-
dc.contributor.referee1Torres, Ricardo Lobato-
dc.contributor.referee2Myszczuk, Ana Paula-
dc.contributor.referee3Duenhas, Rogerio Alon-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_52.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.