Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Jocimara Andrade-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:37:13Z-
dc.date.available2021-02-20T01:37:13Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationLARA, Jocimara Andrade. Contribuições do uso do smartphone para a aprendizagem de estudantes da educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24324-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to use the smartphone in the education of young people and adults, as it offers several functionalities and is constantly present in the daily lives of individuals, changing their personal, social and working world relationships. Its objectives are: to analyze the use of the Smartphone as an educational resource; identify in what ways it can favor the learning of EJA students; and to propose a didactic sequence with the applicability of the Smartphone, a technology commonly used by these students, as a resource that facilitates learning in Youth and Adult Education. The justification for this research is given by the ease of access of these students to the Smartphone in their daily lives, which is a resource that can favor their learning process. In this context, the guiding question of the research is: what are the contributions that the use of the smartphone can promote in the pedagogical practice for the students’ learning in the education of youth and adults? The methodology used was that of bibliographic research with a qualitative approach, whose sources of research were from different authors and in studies carried out and presented in articles, dissertations, theses, as well as publications in periodical journals and digital books, focusing the context of EJA in the period from 2010 to 2019, the use and applicability of the Smartphone as a digital technology and educational resource between the years 2015 to 2019. It was concluded that the use of the Smartphone with EJA students favors learning, as long as it is integrated into teaching practice, because it allows a path of research, creativity and collaboration in the construction of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectJovens - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectYoung adults - Educationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleContribuições do uso do smartphone para a aprendizagem de estudantes da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeContributions of the use of the smartphone for the learning of youth and adult education studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objeto o uso do smartphone na educação de jovens e adultos, por este oferecer diversas funcionalidades e estarem constantemente presente no cotidiano dos indivíduos, modificando suas relações pessoais, sociais e do mundo do trabalho. Seus objetivos são: analisar o uso do Smartphone como um recurso educacional; identificar de que formas ele pode favorecer a aprendizagem de estudantes da EJA; e propor uma sequência didática com aplicabilidade do Smartphone, tecnologia de comum acesso destes estudantes, como um recurso facilitador da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. A justificativa para essa pesquisa se dá pela facilidade de acesso desses estudantes ao Smartphone em seu cotidiano, sendo este um recurso que pode favorecer o seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, a questão norteadora da pesquisa é: quais são as contribuições que o uso do smartphone pode promover na prática pedagógica para a aprendizagem dos estudantes na educação de jovens e adultos? A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que teve como universo da pesquisa fontes de diferentes autores e em estudos realizados e apresentados em artigos, dissertações, teses, como também publicações em revistas periódicas e em livros digitais, com foco no contexto da EJA no período de 2010 a 2019, o uso e aplicabilidade do Smartphone como tecnologia digital e recurso educacional entre os anos de 2015 a 2019. Concluiu-se que o uso do Smartphone com estudantes da EJA favorece a aprendizagem, desde que integrado à prática docente, pois permite um percurso de pesquisa, de criatividade e de colaboração na construção do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee2Bridi, Jamile Cristina Ajub-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_26.pdf594,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.