Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYamashiro, Karin Cristina Escobar-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:14:37Z-
dc.date.available2021-02-20T01:14:37Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationYAMASHIRO, Karin Cristina Escobar. A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general educational context, on the recommendations of DICT in educational legislation and on its importance in teaching courses in pedagogy. A documentary research was driven to analyze the curricular structures of the selected courses, and which one are related to the different Digital Technologies of Information and Communication. After the survey and result analysis was able to conclude that despite the potential and the recommendations of the uses of DICT in the school context, the initial training of teachers still needs to evolve to keep up with the demands of contemporary society. The need of expand it was also identified in undergraduate pedagogy courses at Brazilian universities, and só we can have more and more mediating and innovative teachers, able to capable of communicate with a accessible language to new generations, exploring their knowledge and skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleA presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThe presence of digital information and communication technology (DICT) in the curricula of undergraduate courses in pedagogy at brazilian federal universitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras presentes nas cincos regiões do país. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a presença TDIC no contexto educacional geral, sobre as recomendações das TDIC em legislações educacionais e sobre a sua importância nos cursos de licenciatura em pedagogia. Buscou-se ainda por meio de uma pesquisa documental analisar as estruturas curriculares de cursos de graduação em pedagogia, identificando as relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Após o levantamento e análise dos resultados, observou-se que, apesar do potencial e das recomendações dos usos das TDIC no contexto escolar, a formação inicial dos professores ainda precisa evoluir muito para que acompanhe a demanda da sociedade contemporânea. Identificou-se ainda a necessidade de ampliar essa temática nos cursos de graduação de pedagogia das universidades federais brasileiras, para que possamos ter cada vez mais professores mediadores e inovadores, capazes de se comunicar com uma linguagem mais acessível com as novas gerações, explorando seus conhecimentos e habilidades.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee2Faria, Camila Grassi Mendes de-
dc.contributor.referee3Amstel, Frederick Marinus Constant Van-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_31.pdf387,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.