Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Lidiane Pedroso-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:09:29Z-
dc.date.available2021-02-20T01:09:29Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lidiane Pedroso. Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como tema el estudio del fenómeno de las fake news. En él, se estableció como objetivo general presentar la temática fake news, analisar noticias publicadas em vehículos de gran alcance por parte de teóricos de la comunicación, analisar el concepto de posverdad, los principales instrumentos tecnológicos utilizados para verificar, el alcance de las fake news y Sugerir formas de lidiar com la desinformación a través de la producción de contenido que ataque directamente el contenido fraudulento, em una actuación em el contexto escolar. Por tanto, la investigación se basa em las teorías emergentes de la comunicación. Como resultado del análisis, los objetivos alcanzados muestran que el fenómeno de las fake news es un desafío de la sociedad moderna, ya que em el ámbito actual existen numerosas formas de propagación y las herramientas de control aún llegan a una audiencia limitada. Como propuesta para este problema, presentamos una propuesta didáctica de secuencia para el chequeo de fake news y una guía inicial para este trabajo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectPost-truthpt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.titleFact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake newspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por tema o estudo do fenômeno das fake news. Nele, foi estabelecido como objetivo geral apresentar o tema fake news, analisar notícias publicadas em veículos de grande alcance a partir de teóricos da comunicação, analisar o conceito de pós-verdade, os principais instrumentos tecnológicos utilizados para checagem, o alcance das fake news e sugerir formas de lidar com a desinformação por meio da produção de conteúdos que ataquem diretamente conteúdos fraudulentos, em uma atuação no âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nas teorias emergentes da comunicação. Em decorrência da análise, os objetivos alcançados evidenciam que o fenômeno das fake news é um desafio da sociedade moderna, já que no âmbito atual há inúmeras formas de propagação e as ferramentas de checagem ainda alcançam público limitado. Como proposta para esse problema, apresentamos uma proposta de sequência didática para checagem das fake news e um guia inicial para esse trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee2Catto, Camilo-
dc.contributor.referee3Murr, Priscila Tobler-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_32.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.