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dc.creatorAquino, Lucas Emanoel do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-02-20T00:55:34Z-
dc.date.available2021-02-20T00:55:34Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationAQUINO, Lucas Emanoel do Nascimento. O uso de tecnologias digitais no ensino de isomeria óptica em compostos orgânicos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24316-
dc.description.abstractThe focus of this research is the use of a smartphone software for 3D representation and the access to a macromolecules structural data base for the teaching of optical isomerism, a phenomenon related to chemical compounds that exhibits different properties despite of having the same composition. The study of isomerism is made through the analysis of the atomic positions that form these compounds. In the secondary education, this topic is introduced using two dimensions chemical representations and physical molecular models that are helpful but do not provide the best approach to deal with the abstract characteristics of chemistry. Nevertheless, the development of digital technologies has allowed the representation of chemical compounds in an interactive way. This potentiality, however, is not explored as it should yet, considering that there are still a few propositions of suitable educational approaches related to them. The present work aims to fill that gap proposing a teaching-learning sequence in five steps: two of them are performed with the aid of a smartphone App for the construction of 3D molecular representations and a macromolecules structural data base available online. The history of thalidomide was selected as a generating subject for the teaching-learning sequence. Thalidomide was a drug composed by two chemical isomers that caused a tragedy which affected thousands of people spread around the world. The selection of the resources to be used in the teaching-learning sequence was done by means of a bibliographic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectIsômeros ópticospt_BR
dc.subjectTalidomidapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectThree-dimensional imagingpt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectOptical isomerspt_BR
dc.subjectThalidomidept_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais no ensino de isomeria óptica em compostos orgânicos: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital technologies in the teaching of optical isomerism: the proposition of a teaching-learning sequencept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa é o uso de um software de representação em 3D via smartphone e do acesso a uma base de dados de proteínas para o ensino da isomeria óptica. A isomeria óptica é um fenômeno presente em compostos químicos que apresentam propriedades distintas, apesar de exibirem a mesma composição. O estudo desse fenômeno é feito por meio da análise da disposição dos átomos que compõem essas substâncias no espaço. No Ensino Médio, esse conteúdo geralmente é abordado utilizando-se o uso de representações em duas dimensões e modelos moleculares simples, o que dificulta sobremaneira o seu entendimento devido essencialmente ao seu caráter abstrato. O desenvolvimento das tecnologias digitais, contudo, permitiu que a representação de compostos químicos possa ser feita numa perspectiva de três dimensões de forma interativa. Essa potencialidade, porém, ainda não é explorada como deveria, tendo-se em visa que são poucas as proposições de ação educativa adequada envolvendo-a. O presente trabalho visa preencher essa lacuna propondo uma sequência didática em cinco etapas, duas das quais são realizadas com o auxílio de um aplicativo para smartphone que permite a construção de representações moleculares, e um banco de dados online interativo para visualização de biomoléculas. Como tema gerador, foi escolhido o caso da Talidomida, uma tragédia envolvendo um medicamento composto por duas substâncias que exibem isomeria óptica que afetou milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. A seleção dos recursos a serem utilizados na sequência didática foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee1Kretschek, David-
dc.contributor.referee2Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Marcos Brown-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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