Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Rosemeire Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-20T00:17:15Z | - |
dc.date.available | 2021-02-20T00:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rosemeire Pereira de. Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24308 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze how audiovisual resources can be inserted in the teaching planning of the Audiovisual Technical Course, based on the construction of a proposed script for reflection and use by teachers, in order to favor a process of critical reading of world. Research was done from a qualitative approach, centered on a bibliographic and documentary research, making it possible to identify the main suggestions of questions for the making of a script to propose reflections on the insertion of audiovisual resources in the Audiovisual Technical Course. From the analyzes resulted and authors such as: Champangnatte (2010), Parente (2008), Barbero (2010), Silva (2015), and Moran (2002), the script was based on concepts such as: a) the critical reading of the world based on audiovisual resources; b) digital literacy; and c) the teacher’s technological literacy. The script produced can be used by teachers in situations of organizing their lesson plans, or in moments of construction or reelaboration of the school’s Political-Pedagogical Project, a unique opportunity to define more appropriate strategies to make the students’ learning more meaningful. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Crítica, interpretação, etc. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Reading - Criticism, interpretation, etc | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Communication and technology | pt_BR |
dc.subject | Audio-visual materials | pt_BR |
dc.title | Recursos audiovisuais e leitura crítica de mundo: uma proposta para o curso técnico em audiovisual | pt_BR |
dc.title.alternative | Audiovisual resources and critical reading of the world: a proposal for the audiovisual technical course | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da construção de uma proposta de roteiro para reflexão e utilização pelos docentes, como os recursos audiovisuais podem ser inseridos no planejamento de ensino do Curso Técnico em Audiovisual, de modo a favorecer um processo de leitura crítica de mundo. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma abordagem qualitativa, centrada em uma pesquisa bibliográfica e documental, quando a partir desta, foi possível a identificação das principais sugestões de questões para a realização de um roteiro, onde pode-se propor reflexões sobre a inserção dos recursos do audiovisual no Curso Técnico em Audiovisual. A partir das análises, pautadas em autores como: Champangnatte (2010), Parente (2008), Barbero (2010), Silva (2015), Moran (2002), concretizou-se o roteiro que se embasou em conceitos sobre: a) a leitura crítica de mundo pautada em recursos audiovisuais; b) a alfabetização digital; e c) sobre a alfabetização tecnológica do docente. O roteiro produzido pode ser utilizado por professores em situações de organização de seus planejamentos de aula, ou em momentos de construção ou reelaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, oportunidade singular para a definição de estratégias mais adequadas para tornar a aprendizagem dos discentes mais significativas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Oséias Santos de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Oséias Santos de | - |
dc.contributor.referee2 | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
dc.contributor.referee3 | Bacila, Maria Sílvia | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_43.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.