Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sandro Soares-
dc.date.accessioned2021-02-19T23:02:40Z-
dc.date.available2021-02-19T23:02:40Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, Sandro Soares da. A Prática pedagógica do professor de matemática da educação básica do Paraná no uso das atuais tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino a distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24303-
dc.description.abstractThis work makes a qualitative analysis of how the mathematics teachers of basic education in the state of Paraná use the current digital technologies in hybrid pedagogical practices and, consequently, a reflection of the reason that some of them still do not use them for critical-collaborative production. Of mathematical knowledge, and finally, to show some alternatives of inclusion of the Digital Technologies of Information and Communication in the planning of the teaching work. Through bibliographic research procedures: what possibly prevent or hinder these teachers from using these current technologies in addition to their pedagogical practices, and if só, do these teachers use them only as technological support or for the production of mathematical knowledge? Detailed analysis of an exploratory and bibliographic research by several authors will be carried out with research implemented to draw satisfactory conclusions. Thus, we can think, at the end of this project, about a paradigm shift regarding the passive and consumer use of current technologies, and propose to the reader of this project, a more appropriate, critical and collaborative use of some digital technologies existing in the area of mathematics, and that it can also serve as a proposal for carrying out critical-collaborative learning of current digital technologies for other areas of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeachers - Mathematicspt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleA Prática pedagógica do professor de matemática da educação básica do Paraná no uso das atuais tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino a distânciapt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practice of the mathematics teacher of basic education in Paraná in the use of current digital information and communication technologies for distance learningpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise qualitativa, sobre como os professores de matemática da educação básica do estado do Paraná utilizam as atuais tecnologias digitais nas práticas pedagógicas híbridas e, consequentemente, uma reflexão do motivo que alguns destes ainda não as utilizam para a produção crítico-colaborativa do conhecimento matemático, e por fim, mostrar algumas alternativas de inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no planejamento do trabalho docente. Através de procedimentos de uma pesquisa bibliográfica: o que possivelmente impedem ou dificultam esses professores de usarem essas atuais tecnologias para além de suas práticas pedagógicas, e se assim o fazem, esses professores as usam apenas como suporte tecnológico ou para produção de conhecimento matemático? Serão feitas análises detalhadas de uma pesquisa exploratória e bibliográfica de diversos autores com pesquisas implementadas para se tirar conclusões satisfatórias. Assim, poderemos pensar, ao final deste projeto, numa mudança de paradigma quanto ao uso passivo e consumidor das tecnologias atuais, e propor para o leitor deste projeto, um uso mais adequado, crítico e colaborativo de algumas tecnologias digitais existentes na área de matemática, e que poderá, também, servir de proposta de execução de uma aprendizagem crítico-colaborativa das atuais tecnologias digitais para outras áreas do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee2Aquino, Ellen Larissa de Carvalho-
dc.contributor.referee3Cavalcante, Rafael Gomes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_48.pdf495,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.