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dc.creatorReis, Luiz Octávio Filgueiras-
dc.date.accessioned2021-01-28T18:19:14Z-
dc.date.available2021-01-28T18:19:14Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.citationREIS, Luiz Octávio Filgueiras. Estudo comparativo de desempenho entre o arranjo físico funcional e o arranjo físico posicional: estudo de caso de uma empresa de manutenção de aeronaves. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24046-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the performance of the Functional Physical Arrangement used by the aircraft maintenance company and to suggest a change to another type of Physical Arrangement, the Positional. The need for reformulation of the physical arrangement adopted by the company arose from visits to the site, understanding of the activities, as well as the explanation by employees of the difficulties encountered in performing maintenance activities such as the arrangement of rooms, lack of doors to facilitate the work. accesses, in addition to the distance traveled in the hangar for the execution of maintenance processes. After understanding the problems, as well as the current physical (functional) arrangement adopted by the same, it was decided to act on improving the physical arrangement, proposing the change to the positional, acting on the restructuring of the current plant and reorganizing the work sectors, aiming at improvement and reduction of the distance traveled. To conduct the study, find the results, as well as verify the need for a physical upgrade on site, visits, interviews with those responsible for maintaining the aircraft, as well as the application of a questionnaire to understand the pros and cons. of the current positioning of the adopted sectors, and, in view of this, propose its updating, measuring the reduction of the distance traveled. It was presented the development stages of the study by the methodology, as well as the results found by the method implementation. The efficiency in the implementation of the positional physical arrangement in the aircraft maintenance company was verified, generating a reduction in the distance traveled.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAeronaves - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAirships - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectPerformance - Evaluationpt_BR
dc.titleEstudo comparativo de desempenho entre o arranjo físico funcional e o arranjo físico posicional: estudo de caso de uma empresa de manutenção de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeComparative performance study between functional and positional physical arrangement: case study of an aircraft maintenance companypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como objetivo analisar o desempenho do Arranjo Físico Funcional usado pela empresa responsável pela manutenção de aeronaves e sugerir alteração para outro tipo de Arranjo Físico, o Posicional. A necessidade da reformulação do arranjo físico adotado pela empresa surgiu pelas visitas realizadas ao local, entendimento da realização das atividades, bem como a explicação pelos colaboradores das dificuldades encontradas ao realizarem as atividades de manutenção como a disposição das salas, falta de portas para facilitar os acessos, além da distância percorrida no hangar para a execução dos processos de manutenção. Após o entendimento dos problemas, bem como do atual arranjo físico (funcional) adotado pela mesma, decidiu-se atuar na melhoria do arranjo físico, propondo a alteração para o posicional, agindo na restruturação da planta atual e reorganização os setores de trabalhos, objetivando melhoria e redução da distância percorrida. Para a realização do estudo, encontrar os resultados, bem como verificar a necessidade de uma atualização de arranho físico no local, realizou-se visitas, entrevistas com os responsáveis pela manutenção das aeronaves, além de aplicação de questionário, visando entender os prós e contras do atual posicionamento dos setores adotados, e, à vista disso, propor a atualização do mesmo, medindo a redução da distância percorrida. Foi apresentado as etapas de desenvolvimento do estudo pela metodologia, bem como os resultados encontrados pela implementação do método. Verificou-se a eficiência na implementação do arranjo físico posicional na empresa de manutenção de aeronaves, gerando redução da distância percorrida.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Chin, Shih Yung-
dc.contributor.referee1Chin, Shih Yung-
dc.contributor.referee2Garcia, Juan Carlos Claros-
dc.contributor.referee3Kachba, Yslene Rocha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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