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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Bernardo Baraldi Mendes-
dc.date.accessioned2021-01-24T22:32:39Z-
dc.date.available2269-12-22-
dc.date.available2021-01-24T22:32:39Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationBATISTA, Bernardo Baraldi Mendes. Metodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23969-
dc.description.abstractA metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectPeças de máquinas - Controle de estoquept_BR
dc.subjectMotores de combustão interna - Peçaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCusto industrialpt_BR
dc.subjectInventory controlpt_BR
dc.subjectMachine parts - Inventory controlpt_BR
dc.subjectInternal combustion engines - Partspt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectCosts, Industrialpt_BR
dc.titleMetodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeInventory control methodology in an internal combustion engine manufacturerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lara, Adriano Perpétuo de-
dc.contributor.referee1Lara, Adriano Perpétuo de-
dc.contributor.referee2Okoshi, Cleina Yayoe-
dc.contributor.referee3Verussa Junior, Osvaldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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