Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Luana Aparecida da Rosa Correa-
dc.date.accessioned2021-01-19T18:48:03Z-
dc.date.available2021-01-19T18:48:03Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Luana Aparecida da Rosa Correa. Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902-
dc.description.abstractThis work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleUso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnósticopt_BR
dc.title.alternativeUse of comic books in textbooks to teach environmental education: diagnosispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou os livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano) para verificar se ocorre o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências e como é conduzido, bem como, se há potencialidades e condições de melhorar o emprego destas, como ferramenta didática para o ensino de Educação Ambiental. É uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em etapas, buscando fornecer subsídios para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, pois as histórias em quadrinhos podem proporcionar experiências motivadoras para os alunos. Após a análise de 40 livros didáticos do sexto ao nono ano, observou-se que o uso de Histórias em Quadrinhos é limitado, embora identifique-se um grande potencial para seu aproveitamento. Por meio delas o professor pode desenvolver a criticidade dos alunos utilizando de atividades lúdicas para temas do dia a dia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2Dias, Jézili-
dc.contributor.referee3Lima, Cristiane Aparecida de Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_10.pdf547,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.