Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandalise, Angela Aparecida-
dc.creatorCamargo, Mônica Hertel-
dc.date.accessioned2021-01-19T02:18:12Z-
dc.date.available2021-01-19T02:18:12Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationBRANDALISE, Angela Aparecida; CAMARGO, Mônica Hertel. O ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23896-
dc.description.abstractThe subject of this research was the caveman environment as a non-formal space for the teaching of Sciences, from the need of teacher base to exit the field for this place. This work had the objective of producing a scientific-pedagogical material of contribution for teachers of Elementary School II, making it available on a website, aimed at the teaching of Sciences, about the Olhos D'Água Cave. To achieve this goal, methodologically, a scientific-pedagogical material was prepared for field trips to the Olhos d'Água Cave. The methodology used was of a bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative approach to approach and understanding of the Olhos D'água Cave, as a non-formal learning space. The bibliographical base was based around theorists like Demo, Morin and Freinet, among others. From the construction of a script, it was possible to perceive that the environment was favorable to the insertion in the school logic of Elementary School II. The material produced through research was made available in digital format to aid the acquisition of knowledge and methodologies of action in a cave environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCavernaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCavespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleO ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa foi o ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de Ciências, a partir da necessidade de embasamento docente para saída de campo para este local. Este trabalho teve objetivo de produzir um material científico-pedagógico de aporte para professores do Ensino Fundamental II, disponibilizando-o em website, voltado para o ensino de Ciências, a respeito da Caverna Olhos D’Água. Para alcançar esta meta, metodologicamente, elaborou-se um material científico-pedagógico para saída de campo à Caverna Olhos d´Água. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, exploratório, descritivo e qualitativo para abordagem e compreensão da Caverna Olhos D’água, como espaço não-formal de aprendizagem. A base bibliográfica se deu em torno de teóricos como Demo, Morin e Freinet, dentre outros. A partir da construção de um roteiro, foi possível perceber que o ambiente se mostrou favorável à inserção na lógica escolar do Ensino Fundamental II. O material produzido mediante pesquisa foi disponibilizado em formato digital para auxiliar à aquisição de conhecimento e metodologias de ação em ambiente cavernícola.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee3Quadros, Celso Gonçalves de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_03.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.