Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Renata Vanessa Souza Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T17:20:57Z | - |
dc.date.available | 2021-01-13T17:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Renata Vanessa Souza Gonçalves. O espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834 | - |
dc.description.abstract | The present course conclusion work aims to investigate the theater use and your possibilities as a possible for teaching mathematics. The theater is an art that explores the expression of ideas through the socialization, interaction and creativity. With this we seek to link this art to Mathematics Education, with the intention of working the mathematical contents in a dynamic and investigative way, providing discussions and reflections about them. For this, we analyze in this work some theatrical pieces elaborated and/or developed in the Supervised Internship in Basic Education, of the course of Mathematics Degree, glimpsing the theater as an alternative to the pedagogical practices and as an opportunity to teach and learn mathematics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Art in education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Performing arts | pt_BR |
dc.title | O espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The numbers show: the teather as proposal for the teaching of mathematics | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do teatro e suas potencialidades como uma possibilidade para ensinar matemática. O teatro é uma arte que explora a expressão de ideias por meio da socialização, interação e criatividade. Com isso buscamos vincular essa arte à Educação Matemática, com a intenção de trabalhar conteúdos matemáticos de maneira dinâmica e investigativa, proporcionando discussões e reflexões a seu respeito. Para isso, analisamos neste trabalho algumas peças teatrais elaboradas e/ou desenvolvidas no Estágio Supervisionado na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Matemática, vislumbrando o teatro como uma alternativa às práticas pedagógicas e como uma oportunidade para ensinar e aprender matemática. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tortola, Emerson | - |
dc.contributor.referee1 | Tortola, Emerson | - |
dc.contributor.referee2 | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
dc.contributor.referee3 | Merli, Renato Francisco | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
teatropropostaensinomatematica.pdf | 998,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.