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Título: Implantação da ISO9001.2008 numa empresa de pequeno porte : barreiras e benefícios
Título(s) alternativo(s): Implementation of ISO9001.2008 in a small business : barriers and benefits
Autor(es): Silva, Wesley de Abreu e
Orientador(es): Leite, Higor Vinicius dos Reis
Palavras-chave: Controle de qualidade - Normas
Gestão da qualidade total
Pequenas e médias empresas
Padrões de desempenho
Quality control - Standards
Total quality management
Small business
Performance standards
Data do documento: 4-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ABREU e SILVA, Wesley de. Implantação da ISO9001.2008 numa empresa de pequeno porte : barreiras e benefícios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta as principais dificuldades e os benefícios percebidos na implantação da norma ISO9001.2008 numa empresa de pequeno porte. A empresa em questão não era certificada em nenhuma norma, não formalizava seus procedimentos que mudavam constantemente. O processo de consultorias para a adequação à norma ISO9001:2008 iniciou-se em meados de 2015, e apenas no início de 2017 conseguiu a sua certificação. Por meio de entrevistas com os líderes de setores e diretores da empresa, envolvidos no processo de implantação da norma ISO9001:2008, buscou se entender quais são as barreiras enfrentadas numa organização deste porte para alcançar a certificação desejada, e quais os benefícios já percebidos em cada setor passados 12 meses da certificação. Os principais procedimentos implantados para compor o novo sistema de gestão foram explanados e os gestores de cada setor pontuaram quais as dificuldades encontraram no processo de implantação e quais os benefícios já podem ser percebidos. O aumento de procedimentos burocráticos internos mostrou-se uma das principais barreiras enfrentadas, segundo os gestores entrevistados, e o principal benefício já percebido depois da implantação tem sido a rastreabilidade dos processos, gerada justamente pelos processos burocráticos implantados.
Abstract: This paper presents the main difficulties and benefits perceived in the implementation of the ISO9001.2008 standard in a small company. The company in question was not certified in any standard, it did not formalize its constantly changing procedures. The consulting process for compliance with the ISO9001: 2008 standard started in mid-2015, and only at the beginning of 2017 was it certified. Through interviews with sector leaders and company directors involved in the process of implementing the ISO9001: 2008 standard, used to understand which barriers faced by an organization of this size to achieve the desired certification, and the benefits already perceived in each sector after 12 months of certification. The main implemented procedures to compose the new management system were explained and the managers of each sector pointed out the difficulties were found in the implementation process and what benefits can already be discerned. The increase of internal bureaucratic procedures was one of the main faced, according to the managers interviewed, and the main benefit already perceived after the implementation has been the traceability of the processes, generated precisely by the bureaucratic processes implemented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23758
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