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dc.creatorArns, Elaine Teresa Mandelli-
dc.date.accessioned2021-01-03T13:07:49Z-
dc.date.available2021-01-03T13:07:49Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationARNS, Elaine Teresa Mandelli. A construção do conhecimento coletivo em uma comunidade de mulheres pescadoras profissionais artesanais na região de Guaraqueçaba - PR. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23654-
dc.description.abstractKnowledge becomes effective and is shared through socialization among people and serves as a basis for them to be empowered. In this research, which has as its theme the construction of collective knowledge in a community of artisanal professional fishing women, whose locus was communities in the region of Guaraqueçaba - PR, these aspects are studied. The general objective is to establish the dynamics of the knowledge building process and professional belonging in a community of practice (CoP) of these fisherwomen, in the light of the Actor-Network Theory (TAR), with a view to approximating the traditional models of Knowledge Management, especially the SECI Model. The methodology used, regarding the nature and use of the results, was applied, with mixed data treatment; as for the purposes, it was exploratory, descriptive and explanatory, with observant participation through life stories. As a result, the network of human and non-human elements in which these women belong was mapped, the network of the knowledge process of professional artisanal women fishermen was also mapped, establishing a comparison between, the observed knowledge creation model in this studied community and the SECI Model, revealing their similarities and differences. It was proven that knowledge occurs within networks with the interaction between people and that this social structure is shared by the same communication codes, this causes knowledge to occur and the process is similar to the SECI Model, showing that this Model also applies in communities outside formal organizations. As for the analysis carried out on communities of practice, it can be seen that the group of professional artisanal women fishermen has several of the characteristics necessary to be characterized as a CoP and based on the research findings, this group approached that of the communities of craft. This group of professional artisanal women fishermen is truly a female professional practice community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPescadoras - Guaraqueçaba (PR)pt_BR
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimento - Modelospt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectTrabalho - Mulherespt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectWomen fishers - Guaraqueçaba (PR)pt_BR
dc.subjectCommunities of practicept_BR
dc.subjectKnowledge management - Modelspt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.subjectActor-network theorypt_BR
dc.subjectLabor - Womenpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectContent analysis (Communicationpt_BR
dc.titleA construção do conhecimento coletivo em uma comunidade de mulheres pescadoras profissionais artesanais na região de Guaraqueçaba - PRpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of collective knowledge in a community of artisanal professional fishing women in the region of Guaraqueçaba - PRpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento se efetiva e se compartilha por meio da socialização entre as pessoas e serve de base para que elas possam se empoderar. Nesta pesquisa, que tem como tema a construção do conhecimento coletivo em uma comunidade de mulheres pescadoras profissionais artesanais, cujo lócus foram comunidades da região de Guaraqueçaba – PR, estuda-se estes aspectos. O objetivo geral é o de estabelecer a dinâmica do processo de construção do conhecimento e do pertencimento profissional em uma comunidade de prática (CoP) destas pescadoras, à luz da Teoria Ator-Rede (TAR), com vistas a aproximação dos modelos tradicionais de Gestão de Conhecimento, especialmente o Modelo SECI. A metodologia utilizada, quanto a natureza e utilização dos resultados, foi aplicada, com tratamento de dados mistos; quanto aos propósitos foi exploratória, descritiva e explicativa, com participação observante por meio de histórias de vida. Como resultados mapeou-se a rede de elementos humanos e não humanos em que se inserem estas mulheres, também mapeou-se a rede do processo de conhecimento das mulheres pescadoras profissionais artesanais, estabelecendo-se um comparativo entre, o modelo de criação de conhecimento observado nesta comunidade estudada e o Modelo SECI, revelando as semelhanças e as diferenças destes. Comprovou-se que o conhecimento se dá dentro das redes com a interação entre as pessoas e que esta estrutura social é compartilhada pelos mesmos códigos de comunicação, isso faz com que o conhecimento ocorra e o processo é semelhante ao Modelo SECI, evidenciando que este Modelo se aplica também em comunidades fora de organizações formais. Quanto a análise realizada sobre comunidades de prática, pode-se verificar que o grupo de mulheres pescadoras profissionais artesanais possuem diversas das características necessárias para se caracterizarem como uma CoP e com base nos achados da pesquisa aproximou-se este grupo do de comunidades de ofício. Este grupo de mulheres pescadoras profissionais artesanais é realmente uma Comunidade de Prática Profissional feminina.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8770-7401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5679055125575444pt_BR
dc.contributor.advisor1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4013-2724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857956905317907pt_BR
dc.contributor.referee1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4013-2724pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857956905317907pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Helena de Fatima Nunes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8901-629Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216712773575109pt_BR
dc.contributor.referee3Amaral, Marilia Abrahao-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee4Leszczynski, Sonia Ana Charchut Leszczynski-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5085-6796pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695pt_BR
dc.contributor.referee5Gerber, Rose Mary-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8601-1354pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9155534210451618pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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