Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Alves de-
dc.date.accessioned2020-12-30T20:16:44Z-
dc.date.available2020-12-30T20:16:44Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Alves de. Cozinhar-te: domesticidades e experimentações no III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980). 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23642-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the performance/installation Cozinhar-te, whose experimental and provocative character both aligns and questions the artistic, cultural and political arenas of its time. Conceived by a collective named Grupo Cuidado Louças in 1980, the work consists in the appropriation and displacement of the kitchen space to the III Salão Nacional de Artes Plásticas of 1980, where the group remained during the exhibition period. Its dialogue with the Anthropophagic Manifesto, alignment with the resistance to the civil-military dictatorship and the potential of performance to represent and question everyday practices are some of the work’s facets explored herein. It is particularly interesting to reflect on the questioning of the boundaries between public and private spaces present in the group’s proposal, based on the notion of gender technology. As a result, it is worth highlighting the affirmation of the collective character of Cozinhar-te realized by means of the presentation of Grupo Cuidado Louças and the collaborative process of its execution. In addition, I also point to approximations and distances between arguments existing in the work and other productions interested in thematizing the domestic space, many of which are aligned with feminist criticism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSalão Nacional de Artes Plásticas (3: 1980: Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.subjectArte brasileira - Séc. XX - Exposiçõespt_BR
dc.subjectCulinária na artept_BR
dc.subjectFeminismo e artept_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na artept_BR
dc.subjectAntropofagia (Movimento literário)pt_BR
dc.subjectResistência ao governo - Brasil - História - Séc. XXpt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectArt, Brazilian - 20th century - Exhibitionspt_BR
dc.subjectCooking in artpt_BR
dc.subjectFeminism and artpt_BR
dc.subjectGender identity in artpt_BR
dc.subjectAntropofagia (Literary movement)pt_BR
dc.subjectGovernment, Resistance to - Brasil - History - 20th centurypt_BR
dc.subjectFeminist criticismpt_BR
dc.titleCozinhar-te: domesticidades e experimentações no III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980)pt_BR
dc.title.alternativeCozinhar-te: domesticity and experimentation at the III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo discutir a performance/instalação Cozinhar-te, cujo caráter experimental e provocativo tanto se alinha quanto questiona o circuito artístico, cultural e político da época. Idealizada pelo Grupo Cuidado Louças, a obra consiste na apropriação e deslocamento do espaço cozinha para o III Salão Nacional de Artes Plásticas de 1980, onde o coletivo se instalou durante o período expositivo. Entre as facetas exploradas estão o diálogo com o Manifesto Antropofágico, o alinhamento com a resistência à ditadura civil-militar e a potencialidade da performance em representar e questionar as práticas do cotidiano. Interessa, particularmente, refletir sobre o questionamento das fronteiras entre espaços público e privado presente na proposta, a partir da noção de tecnologia de gênero. Como resultado, cabe destacar a afirmação do caráter coletivo de Cozinhar-te mediante a apresentação do Grupo Cuidado Louças e do processo colaborativo da sua execução. Além disso, também aponto para aproximações e distanciamentos entre argumentos existentes na obra e outras produções interessadas em tematizar o espaço doméstico, muitas delas alinhadas à crítica feminista.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4783-1111pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8964652094579839pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9925-9949pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Zacar, Claudia Regina Hasegawa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1756-2347pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755771950134149pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9925-9949pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee4Reis, Paulo Roberto de Oliveira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8355-3716pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123959718032577pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cozinhartedomesticidadesartesplasticas.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons