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dc.creatorRufino, Paula Eliza
dc.date.accessioned2020-11-26T12:25:49Z-
dc.date.available2020-11-26T12:25:49Z-
dc.date.issued2012-12-15
dc.identifier.citationRUFINO, Paula Eliza. Indicadores de qualidade com base em um sistema de custos da qualidade em uma empresa de comunicação visual. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23455-
dc.description.abstractThe competitive market shows that companies are exposed to global competition. In this scenario, the quality indicators and control of quality related costs are presented as a tool for decision making and to maintain the continuous improvement of products and processes. From the point of view of the technical procedures used the case study with a qualitative approach. This work aimed to propose quality indicators based on a system of quality costs in a visual communications company located in the city of Ponta Grossa, PR. Along with quality department were developed four indicators: training and development index, index rework, customer complaints and, index products disapproved. The use of indicators served as a tool that helped measure productivity and company performance, and enabled the establishment and adjustment of quality goals. The results indicated that there is a need to control and monitor the causes of problems for managers, and also adequate disclosure to all levels, about the system's cost and quality indicators used by the company as well as their influence in conducting the activities performed by employees. Therefore, it is concluded that monitoring costs related to quality can transform wasteful spending in value to the company, however the results will only be possible to be achieved provided that service performance can be known, and this is possible by the implementation of evaluation through indicators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.subjectCost controlpt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade com base em um sistema de custos da qualidade em uma empresa de comunicação visualpt_BR
dc.title.alternativeQuality indicators based on a system of quality costs in a company of visual communicationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO mercado competitivo evidencia que as empresas estão expostas a uma concorrência global. Neste cenário, os indicadores de qualidade e o controle dos custos relacionados à qualidade apresentam-se como uma ferramenta para a tomada de decisão e para manter a melhoria contínua dos produtos e processos. Sob o ponto de vista dos procedimentos técnicos utilizou-se o estudo de caso de abordagem qualitativa. Este trabalho teve o objetivo de propor indicadores de qualidade baseados em um sistema de custos da qualidade em uma empresa de comunicação visual, localizada na cidade de Ponta Grosa, PR. Juntamente com departamento de qualidade foram desenvolvidos quatro indicadores: índice de treinamento e desenvolvimento; índice de retrabalho; reclamações de clientes e; índice de produtos reprovados. A utilização dos indicadores serviu como ferramenta que auxiliou a medir a produtividade e o desempenho da empresa, e possibilitou o estabelecimento e reajuste de metas de qualidade. Os resultados indicaram que há necessidade de controle e monitoramento das causas dos problemas por parte dos gestores, e também a divulgação adequada a todos os níveis hierárquicos, a respeito do sistema de custos da qualidade e dos indicadores utilizados pela empresa, bem como a influência deles na realização das atividades executadas pelos funcionários. Sendo assim, conclui-se que o acompanhamento dos custos relacionados à qualidade pode transformar gastos desnecessários em valor agregado à empresa, porém o resultado só será possível de ser alcançado desde que o desempenho do serviço possa ser conhecido e, isso é possível pela implementação da avaliação por meio de indicadores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade Júnior, Pedro Paulo de
dc.contributor.referee1Trojan, Flavio
dc.contributor.referee2Yoshino, Rui Tadashi
dc.contributor.referee3Andrade Júnior, Pedro Paulo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Industrial: Produção e Manutençãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

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