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dc.creatorZahaikevitch, Everaldo Veres
dc.date.accessioned2020-11-26T12:16:47Z-
dc.date.available2020-11-26T12:16:47Z-
dc.date.issued2012-03-10
dc.identifier.citationZAHAIKEVITCH, Everaldo Veres. Identificação dos principais atributos dos produtos para formação do preço de venda: um estudo de caso nas micro e pequenas empresas da região de Irati - PR. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23430-
dc.description.abstractThe significant increase of the competitionand the competitiveness between the companies makes with that each one of these organizations develops and wall lamp techniques to survive in the market, having with this its differential. One of these differentials, that can if adopted it is low price of sales. The sales price is one of the factors of great relevance for company, therefore the profitability and to the customer, main responsible is directly on for the prescription. However, the task of formation of the sales price is a work difficult, and common the managers to have difficulties in the hour of the precificação of its products or services. The present work aims at to identify which is the necessary attributes for formation of sales price destined the Mico and Small Company in the branch of computer science of Irati - PR, and to demonstrate which are the models of expenditures used for the formation of the sales price and if such models established for the companies are supplying the necessity of the companies. A qualitative research of descriptive nature was adopted for this, being this work characterized for the method of survey. The four searched companies had been selected of form the accessibility of the same ones, that is, the same ones if had made use to participate of this study in question the data had been gotten by means of questionnaires applied directly with the responsible one for the company. The joined results show that the studied companies establish methods of different expenditures ones of the others, being the found ones: Method of Expenditure for Absorption, Method of Direct or Changeable Expenditure and Method of Expenditure Standard. According to managers such methods satisfy the necessities of the studied companies, being that the managers if say satisfied with the used methods, being able the same ones to be improved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectPreços - Determinaçãopt_BR
dc.subjectRetail tradept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectCostpt_BR
dc.subjectBasing-point systempt_BR
dc.titleIdentificação dos principais atributos dos produtos para formação do preço de venda: um estudo de caso nas micro e pequenas empresas da região de Irati - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO aumento significativo da concorrência e da competitividade entre as empresas faz com que cada uma dessas organizações desenvolva e aplique técnicas para sobreviver no mercado, tendo com isso o seu diferencial. Um desses diferenciais, que pode se adotado é o baixo preço de venda. O preço de venda é um dos fatores de grande relevância para empresa, pois está diretamente ligado a lucratividade e ao cliente, principal responsável pela receita. Porém, a tarefa de formação do preço de venda é um trabalho difícil, e comum os gestores terem dificuldades na hora da precificação de seus produtos ou serviços. O presente trabalho visa identificar quais são os atributos necessários para formação de preço de venda destinados a Mico e Pequena Empresa no ramo de informática de Irati – PR, e demonstrar quais são os modelos de custeios utilizados para a formação do preço de venda e se tais modelos estabelecidos pelas empresas estão suprindo a necessidade das empresas. Adotou-se para isso uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, sendo este trabalho caracterizado pelo método de survey. As quatro empresas pesquisadas foram selecionadas de forma a acessibilidade das mesmas, ou seja, as mesmas se dispuseram a participar deste estudo em questão os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados diretamente com o responsável pela empresa. Os resultados encontrados mostram que as empresas estudadas estabelecem métodos de custeios diferentes umas das outras, sendo os encontrados: Método de Custeio por Absorção, Método de Custeio Direto ou Variável e Método de Custeio Padrão. Segundo os gestores tais métodos satisfazem as necessidades das empresas estudadas, sendo que os gestores se dizem satisfeitos com os métodos utilizados, podendo os mesmos serem melhorados.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Simone Nasser
dc.subject.cnpqGestão Industrial: Conhecimento e Inovaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação

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