Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gabriele Cristina Carrilho dos
dc.date.accessioned2020-11-26T12:16:45Z-
dc.date.available2020-11-26T12:16:45Z-
dc.date.issued2011-12-10
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriele Cristina Carrilho dos. Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428-
dc.description.abstractThis work has as objective to analyze a form of project management by applying it in a strategic planning for product development, from the application of the tool of the PMBOK. The PMBOK is a practical guide, which helps both in decision making during the project and the steps to take. With the great advancement of technological innovation, organizations have been gradually feeling the need for new technologies to ensure their competitiveness in the market, as they say, its acting continuing at the same. One way to stay ahead of these innovations is to create new products and services that meet the demands and consumer needs. For this, companies need a strategic plan in order to make these innovations valid. A simple way, but rigorous in its process, is the project management, which ensures that all stages of planning are carried out and reviewed properly. The responsible for all management of the project is the manager of the same, which must be particularly attentive to the communication between members, as this is a fundamental factor to that all information be properly distributed, reporting project performance at each stage, reducing the risk of failures during the same. This research is classified as exploratory, and qualitative bibliographic, and with the data obtained from the theoretical framework, will be analyzed the relationship between management project and strategic planning from the application of the chapter “Management Communications Project”, of PMBOK. The theoretical framework addresses issues such as technology transfer, strategic planning in organizations, as well as knowledge management, and management project, including a detailed analysis of the chapter in question. As a result, has set itself some relevance to communication within the project, for without it faults occur due to lack of information. Besides, the management also has some importance in planning because it helps the whole product development, ensuring a high accuracy. The primary function of this study is to show how the PDP can be supported and implemented with maxim um security for stakeholders through the project management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectProject managementpt_BR
dc.titleGerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar uma forma de gerenciamento do projeto aplicando-o em um planejamento estratégico para o desenvolvimento de produtos, a partir da aplicação da ferramenta do PMBOK. O PMBOK é um guia prático, o qual auxilia tanto na tomada de decisões durante o projeto quanto nas etapas a serem realizadas. Com o grande avanço da inovação tecnológica, as organizações vêm sentindo gradativamente a necessidade de novas tecnologias que garantam sua competitividade no mercado, ou seja, sua contínua atuação no mesmo. Uma forma de estar à frente destas inovações, é criar novos produtos e serviços, que atendam cada vez mais às demandas e necessidades do consumidor. Para isso, as empresas necessitam de um planejamento estratégico, a fim de tornar estas inovações válidas. Um caminho simples, porém rigoroso em seu processo, é o gerenciamento de projetos, o qual assegura que todas as fases do planejamento sejam realizadas e revisadas corretamente. O responsável por todo o gerenciamento do projeto é o gerenciador do mesmo, o qual necessita estar atento principalmente à comunicação entre os membros, pois este é um fator fundamental para que todas as informações sejam distribuídas corretamente, relatando o desempenho do projeto em cada fase, diminuindo o risco de falhas durante o mesmo. Esta pesquisa está classificada como exploratória, bibliográfica e qualitativa, e com os dados obtidos a partir do referencial teórico, será analisada a relação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico, a partir da aplicação do capítulo “Gerência das Comunicações do Projeto” do PMBOK. O referencial teórico aborda questões como transferência de tecnologia, planejamento estratégico nas organizações, bem com o a Gestão do Conhecimento, além do gerenciamento de projeto, incluindo uma análise detalhada do capítulo em questão. Como resultado, atribuiu-se certa relevância à comunicação dentro do projeto, pois sem ela ocorrem falhas devido à falta de informações. Além disso, o gerenciamento possui certa importância também no planejamento, pois auxilia em todo o desenvolvimento do produto, garantindo uma alta precisão. A função primordial deste estudo é mostrar como o PDP pode ser auxiliado e concretizado com máxima garantia para as partes interessadas através do gerenciamento de projetos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.subject.cnpqGestão Industrial: Conhecimento e Inovaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf930,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.