Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23420
Título: Proposta de metodologia para a fase de análise de requisitos de software baseado em práticas de gestão do conhecimento para obtenção de qualidade de software
Título(s) alternativo(s): Proposed methodology for the analysis phase of software requirements based on knowledge management practices to obtain the software quality
Autor(es): Silva, Suelyn Fernanda da
Orientador(es): Pontes, Joseane
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Software - Desenvolvimento
Knowledge management
Computer software - Development
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Suelyn Fernanda da. Proposta de metodologia para a fase de análise de requisitos de software baseado em práticas de gestão do conhecimento para obtenção de qualidade de software. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade propor uma metodologia para a fase de análise de sistemas, esta metodologia iria trabalhar diretamente na extração de requisitos do software. Nesta fase é necessário a comunicação do analista do sistema com o cliente, o que gera problemas pela dificuldade que existe em o cliente conseguir transmitir um conhecimento tácito, e o analista compreender o que foi transmitido e repassar para o papel de uma maneira consistente, podendo interferir futuramente na qualidade do software. A metodologia que será proposta utilizará o espiral do conhecimento, prática na Gestão do Conhecimento, como ferramenta para comunicação e a relacionaria com análise de requisitos, prática de Engenharia de Software, para identificar o que, e de que forma deve ser comunicado, estes conceitos seriam direcionados para chegar a um software de qualidade, para isso será apresentado o conceito de qualidade e qualidade de softwares através de um estudo teórico-bibliográfico dos conceitos e práticas de Gestão do conhecimento, engenharia de software e as metodologias existentes na área de Análise de sistemas e qualidade de software. Através do estudo pode-se perceber que o espiral do conhecimento é uma grande ferramenta para ser utilizada na extração do conhecimento e este transformado em requisitos do um software. O espiral modificado auxilia a criar uma nova metodologia para extração de requisitos. De uma maneira teórica, pois não houve aplicação mas sim sugestão para trabalho futuro, os requisitos obtidos serão mais completos e satisfatórios. Com isso alguns problemas que poderiam ocorrer por falha de comunicação no inicio do projeto e seriam repassadas para outras fases do projeto são eliminados desde o inicio, gerando assim softwares com maior qualidade.
Abstract: This paper aims to propose a methodology for the analysis phase of systems, this methodology would work directly in the extraction of software requirements. At this stage it is necessary to communicate the system analyst with the customer, who creates problems for the difficulty that exists on the client can convey tacit knowledge, and the analyst understand what was transmitted and to pass on the role in a consistent manner, which may interfere future in software quality. The proposed methodology will use the knowledge spiral, Knowledge Management in practice, as a tool to communicate and relate with requirements analysis, software engineering practice, to identify what and how they should be reported, these concepts would be targeted to reach a quality software, it will be presented to the concept of quality and quality of software through a bibliographic study theoretical concepts and practices of knowledge management, software engineering and methodologies in the area of systems analysis and software quality. Through the study can be seen that the spiral of knowledge is a great tool to be used in the extraction of knowledge and this turned into a software requirements. The modified spiral helps to create a new methodology for extracting requirements. From a theoretical way, because there was no application but suggestions for future work, the requirements will be obtained more complete and satisfactory. Thus some problems that could occur through miscommunication early in the project and would be passed on to other phases of the project are eliminated from the start, thus generating higher quality software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23420
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-CI_VIII_2013_12.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.