Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Claro, Adriana Thomazotti | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T17:59:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T17:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-11 | |
dc.identifier.citation | CLARO, Adriana Thomazotti. Desenvolvimento econômico e capital social: contribuição para a análise de políticas públicas de educação para o ensino superior. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23018 | - |
dc.description.abstract | This research , exploratory in nature , aimed at evaluating the level of social capital of students from IES residents south of the city of São Paulo . Was adapted and used the " Integrated Questionnaire to measure Social Capital ( SC-IQ ) " - World Bank , applied to 312 students enrolled in the 1st year of the Administration on the 2nd half of 2013 . Assuming that the full realization of equal opportunities requires basic and essential prerequisites , focusing on the impact of social capital and particularly concerning education and cultural aspects , and in view of public policies for education and culture in the 2000s, the statistical tools were used for descriptive analysis , and analysis of the survey data found sociocultural aspects of the study area , obtained by comparing with the Social Vulnerability Map of the Population of the City of São Paulo for the region , in order to build relationships -informed on the specifics of the local and endogenous forces . | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Capital stock | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Education, Higher | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento econômico e capital social: contribuição para a análise de políticas públicas de educação para o ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Economic development and social capital: contribution to the analysis of public policies of education for higher education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de natureza exploratória, buscou avaliar o nível de capital social de alunos de uma IES residentes na Zona Sul da cidade de São Paulo. Foi adaptado e utilizado o “Questionário Integrado para medir Capital Social (QI-MCS)” – Banco Mundial, aplicado a 312 alunos regularmente matriculados no 1° ano do curso de Administração no 2° semestre de 2013. Partindo do pressuposto de que o pleno exercício da igualdade das oportunidades supõe pré-requisitos básicos e essenciais, com foco sobre o impacto do capital social e particularmente os aspectos concernentes à educação e à cultura, e tendo em vista as políticas públicas para educação e para cultura nos anos 2000, foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, e a análise dos dados da pesquisa considerou os aspectos socioculturais da região em estudo, obtidos através da comparação com o Mapa da Vulnerabilidade Social da População da Cidade de São Paulo para a região, no intuito de construir relações embasadas nas especificidades e forças endógenas do local. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernartt, Maria de Lourde | |
dc.contributor.advisor-co1 | Palaro, Ricardo | |
dc.contributor.referee1 | Não consta | |
dc.contributor.referee2 | Não consta | |
dc.contributor.referee3 | Não consta | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_GP_lll_2014_01.pdf | 899,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.