Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorClaro, Adriana Thomazotti
dc.date.accessioned2020-11-25T17:59:00Z-
dc.date.available2020-11-25T17:59:00Z-
dc.date.issued2014-05-11
dc.identifier.citationCLARO, Adriana Thomazotti. Desenvolvimento econômico e capital social: contribuição para a análise de políticas públicas de educação para o ensino superior. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23018-
dc.description.abstractThis research , exploratory in nature , aimed at evaluating the level of social capital of students from IES residents south of the city of São Paulo . Was adapted and used the " Integrated Questionnaire to measure Social Capital ( SC-IQ ) " - World Bank , applied to 312 students enrolled in the 1st year of the Administration on the 2nd half of 2013 . Assuming that the full realization of equal opportunities requires basic and essential prerequisites , focusing on the impact of social capital and particularly concerning education and cultural aspects , and in view of public policies for education and culture in the 2000s, the statistical tools were used for descriptive analysis , and analysis of the survey data found sociocultural aspects of the study area , obtained by comparing with the Social Vulnerability Map of the Population of the City of São Paulo for the region , in order to build relationships -informed on the specifics of the local and endogenous forces .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCapital stockpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleDesenvolvimento econômico e capital social: contribuição para a análise de políticas públicas de educação para o ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeEconomic development and social capital: contribution to the analysis of public policies of education for higher educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de natureza exploratória, buscou avaliar o nível de capital social de alunos de uma IES residentes na Zona Sul da cidade de São Paulo. Foi adaptado e utilizado o “Questionário Integrado para medir Capital Social (QI-MCS)” – Banco Mundial, aplicado a 312 alunos regularmente matriculados no 1° ano do curso de Administração no 2° semestre de 2013. Partindo do pressuposto de que o pleno exercício da igualdade das oportunidades supõe pré-requisitos básicos e essenciais, com foco sobre o impacto do capital social e particularmente os aspectos concernentes à educação e à cultura, e tendo em vista as políticas públicas para educação e para cultura nos anos 2000, foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, e a análise dos dados da pesquisa considerou os aspectos socioculturais da região em estudo, obtidos através da comparação com o Mapa da Vulnerabilidade Social da População da Cidade de São Paulo para a região, no intuito de construir relações embasadas nas especificidades e forças endógenas do local.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernartt, Maria de Lourde
dc.contributor.advisor-co1Palaro, Ricardo
dc.contributor.referee1Não consta
dc.contributor.referee2Não consta
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_01.pdf899,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.