Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Alexandre Marques de
dc.date.accessioned2020-11-25T17:56:23Z-
dc.date.available2020-11-25T17:56:23Z-
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationFREITAS, Alexandre Marques de. As políticas educacionais no contexto da crise das instituições disciplinares. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22957-
dc.description.abstractMichel Foucault alludes to three models of societies that constitute different ways of exercising power: the societies of sovereignty, disciplinary societies and the societies of control. The disciplinary society, which provided the substrate of the institutions of modernity, which uses methods to compete dressage, surveillance, containment and examination. In this context, family, school, hospital, barracks and prison , operate according to the same logic , albeit in peculiar circumstances . Their common goal would be the production of docile and useful bodies. Deleuze observed a generalized crisis of the means of containment, due in particular to the modern technologies of communication and information. The walls that defined the institutions have become fragile, not allowing a clear distinction between the " inside and outside". The possibility of real-time communication and dissemination of information through social networks, among other factors, contributed to promote the privatization of public space, in that it allowed an individual “ is" in more than one place at a time. These circumstances have raised the need to review the role of institutions in this new configuration, called a society of control. Within the limits of this text we will discuss the main mechanisms of power that constituted the school and the main discourses related to it. Also will be analyzed the main characteristics of contemporary educational institutions, highlighting aspects that have remained static and its major changes . Finally, we will make a discussion on the future of a school in a world full of other disciplinary technologies more effective and cheaper than traditional schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducational sociologypt_BR
dc.titleAs políticas educacionais no contexto da crise das instituições disciplinarespt_BR
dc.title.alternativeEducational policies in the context of the crisis of disciplinary institutionspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMichel Foucault faz alusão a três modelos de sociedades que constituem formas distintas de exercício de poder: as sociedades de soberania, as sociedades disciplinares e as sociedades de controle. A sociedade disciplinar, que forneceu o substrato das instituições da modernidade, utiliza métodos para os quais concorrem o adestramento, a vigilância, o confinamento e o exame. Neste contexto, a família, a escola, o hospital, a caserna e o presídio, funcionam segundo uma mesma lógica, embora em circunstâncias peculiares. O seu objetivo comum seria a produção de corpos dóceis e úteis. Deleuze observou uma crise generalizada dos meios de confinamento, decorrente, sobretudo, das modernas tecnologias de comunicação e informação. Os muros que definiam as instituições se tornaram frágeis, não permitindo uma distinção clara entre o “dentro e o fora”. A possibilidade de comunicação em tempo real e a disseminação de informações pelas redes sociais, dentre outros fatores, contribuíram para promover uma privatização do espaço público, na medida em que permitiram que um indivíduo “esteja “ em mais de um lugar ao mesmo tempo. Tais circunstâncias suscitaram a necessidade de revisão do papel das instituições nesta nova configuração, chamada de sociedade de controle. Nos limites deste texto procurar-se-á discutir os principais mecanismos de poder que constituíram a escola e os principais discursos a ela vinculados. Também serão analisadas as principais características das instituições educacionais contemporâneas, evidenciando os aspectos que se mantiveram estáticos e suas principais mudanças. Finalmente, far-se-á uma discussão sobre o futuro da escola num mundo repleto de outras tecnologias disciplinadoras mais eficazes e baratas que as escolas tradicionais.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pezarico, Giovanna
dc.contributor.referee1Pezarico, Giovanna
dc.contributor.referee2Aguiar, Audrey Merlin Leonardi de
dc.contributor.referee3Iop, Jozeane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_02.pdf729,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.