Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Gisele Cristina
dc.date.accessioned2020-11-25T17:55:36Z-
dc.date.available2020-11-25T17:55:36Z-
dc.date.issued2014-05-16
dc.identifier.citationVIANA, Gisele Cristina. Estudo de caso: Plano Nacional de Educação. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22926-
dc.description.abstractThe present work had as its theme the National Education Plan. This new NEP presents objective guidelines and goals, followed by specific implementation strategies for the Brazilian Education in the decade from 2010 to 2020. He also foresees forms of society to monitor and charge each referred conquests. Both goals as strategies reward initiatives for all levels, modalities and educational steps. In addition, there are specific strategies for inclusion of minorities such as students with disabilities, indigenous peoples, Maroons, students and students in the field of probation scheme. Search also through law guaranteeing funds for financing education. Thus the aim of this study is to discuss the importance of its approval for the improvement of education in Brazil by analyzing the proposed topics, the relevance of the established goals, identify possible improvements that will lead its implementation. For this, data collection was performed through studies of content, using documents and literature production as a base. Data analysis was performed with the study content. With the research, we could achieve the proposed objectives, concluding what is really important to the adoption of the National Plan of Education, for only thus will guarantee access to education for all, and also the guarantee of resources, both to improve infrastructure structure of schools, how to value education professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleEstudo de caso: Plano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeCase study: National Education Planpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como temática o Plano Nacional de Educação. Este novo PNE apresenta diretrizes objetivas e metas, seguidas das estratégias específicas de concretização para a Educação Brasileira no decênio de 2010 a 2020. Ele Prevê ainda, formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida. Busca também através de Lei garantir recursos para o financiamento da educação. Assim o objetivo geral deste trabalho é de discutir a importância de sua aprovação para a melhoria da educação no Brasil, através de análise dos eixos propostos, da relevância das metas estabelecidas, verificando as possíveis melhoras que sua implantação acarretará. Para isso, foi realizada coleta de dados através de estudos de conteúdo, utilizando documentos e produções bibliográficas como base. A análise de dados foi realizada juntamente com estudo dos conteúdos. Com a realização da pesquisa, conseguimos atingir os objetivos propostos, concluindo que realmente é importante a aprovação do Plano Nacional de Educação, pois só assim haverá garantia de acesso a educação a todos, e também a garantia de recursos, tanto para melhorar a infraestrutura das escolas, quanto para valorizar os profissionais da educação.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Herus
dc.contributor.referee1Pontes, Herus
dc.contributor.referee2Follmann, Neimar
dc.contributor.referee3Palaro, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_09.pdf259,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.