Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrizolara, Renata Vianna
dc.date.accessioned2020-11-25T14:24:38Z-
dc.date.available2020-11-25T14:24:38Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationBRIZOLARA, Renata Vianna. Projeto piloto de educação ambiental na educação de jovens e adultos no município de Blumenau, SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22617-
dc.description.abstractThe need to change part of humanity by attitude is something that has been highlighted in the environmental context. We can no longer leave aside the environmental issues that beset us. Thus, the Environmental Education (EE) is becoming more popular in schools, and we need to consider it also in the Youth and Adult Education – EJA. From the need to verify the understanding of these students regarding the concepts of EA, Sustainability and Sustainable School as well as see its evolution from the application of the pilot project, this paper describes the uniqueness, complexities and the process of teaching and learning raised in the use of field study methodology and questionnaires. That was developed the pilot project with practical and theoretical workshops, working with reflective / critical dialogical methodology. To this end, the public in question began with the students of the 7th and 8th years (first stage of the school year), according to the 8th and 9th grades (in the second stage of the school year). The first step was made the diagnosis of students’ prior knowledge, according to the preparation of the pilot project developed from the needs (diagnosed), hints, ideas conversed with teachers and the students involved. Therefore, this TCC reports that despite the students have presented a positive assessment of the project, the result shows a low utilization of these due to turnover, little commitment, discipline and the frequent lack of students that hinder the process of teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleProjeto piloto de educação ambiental na educação de jovens e adultos no município de Blumenau, SCpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education pilot project on youth and adult education in the city of Blumenau, SCpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA necessidade de mudança de atitude por parte da humanidade é algo que vem sendo destacado no âmbito ambiental. Não é mais possível deixar de lado as questões ambientais que nos afligem. Sendo assim, a Educação Ambiental (EA) vem ganhando espaço nas escolas, e é preciso considerá-la também dentro da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A partir da necessidade de verificar a compreensão desses alunos no que se refere aos conceitos de EA, Sustentabilidade e Escola Sustentável, bem como, de ver sua evolução a partir da aplicação de projeto piloto, desenvolveu-se esse trabalho entre junho a novembro de 2015. O público-alvo foram alunos do 7º e 8º anos da primeira etapa do ano letivo do EJA de Blumenau, que passaram para o 8º e 9º anos na segunda etapa do ano letivo. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos, que embasou a elaboração do projeto piloto desenvolvido a partir das necessidades diagnosticadas, sugestões e ideias dos professores e alunos envolvidos. Estruturou se o projeto piloto com oficinas práticas e teóricas, trabalhado com a metodologia dialógica reflexiva/crítica. Os resultados desse trabalho descrevem singularidades e complexidade do processo de ensino aprendizagem, levantadas na utilização da metodologia de estudo de campo e aplicação de questionários. Evidenciam ainda que, apesar dos alunos terem apresentado uma avaliação positiva do projeto, demonstraram um baixo aproveitamento nos conceitos referentes a esse tema transversal, devido a dificuldades com a língua portuguesa, a rotatividade e a falta frequente que prejudicaram a continuidade do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.contributor.referee3Costa, Daniela da Rosa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_107.pdf831,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.