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dc.creatorAulisio, Ana Karina do Amaral
dc.date.accessioned2020-11-25T14:22:56Z-
dc.date.available2020-11-25T14:22:56Z-
dc.date.issued2015-04-11
dc.identifier.citationAULISIO, Ana Karina do Amaral. Permacultura na escola como ferramenta de educação ambiental: um estudo numa escola municipal do litoral paulista. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22590-
dc.description.abstractThis work had as thematic about the use of permaculture practices such as Environmental Education tool at the school community. The study was conducted at the Municipal School Domingos Soares de Oliveira, at Praia Grande – São Paulo, Brazil. It was used the Action Research method, through a questionnaire and the application of activities related to the cultivation of vegetables, recycling of solid waste, use of alternative energy and domestic economy. It was noted a direct relationship between the real interest of the students and the approach of techniques that providing some avail, particularly regarding the domestic economy. It was observed, in turn, an increase in interest in issues related to the environment, and better coexistence within the school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHortaliçaspt_BR
dc.subjectRecursos energéticospt_BR
dc.subjectVegetablespt_BR
dc.subjectPower resourcespt_BR
dc.titlePermacultura na escola como ferramenta de educação ambiental: um estudo numa escola municipal do litoral paulistapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização de práticas permaculturais como ferramenta de Educação Ambiental no ambiente escolar. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, no município de Praia grande, São Paulo, Brasil. Foi utilizado o método de Pesquisa Ação, por meio da aplicação de um questionário e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao cultivo de hortaliças, reaproveitamento de resíduos sólidos, utilização de energias alternativas e economia doméstica. Notou-se uma relação direta entre o interesse real dos alunos e a abordagem sobre técnicas que proporcionem alguma contrapartida, principalmente em relação à economia doméstica. Foi possível observar, por sua vez, um aumento no interesse por assuntos relacionados ao meio ambiente, bem como uma melhor convivência no âmbito da comunidade escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Feltrin, Valdemar Padilha
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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