Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22546
Título: | Diagnóstico sobre a prática da educação ambiental no ensino de química numa escola pública no município de Paranavaí, PR |
Autor(es): | Santos, Diego Marlon |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Ambiente escolar Qualidade de vida School environment Quality of life |
Data do documento: | 18-Out-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Diego Marlon. Diagnóstico sobre a prática da educação ambiental no ensino de química numa escola pública no município de Paranavaí, PR. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática educação ambiental no ensino de química, foi desenvolvido um estudo exploratório com abordagem qualitativa, sendo realizado um levantamento com a aplicação de questionários para um grupo de sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Paranavaí, PR. Destacou-se a importância da educação ambiental no ensino de química, analisou-se os diferentes pontos de vista dos alunos com relação às questões ambientais e apontando os principais problemas relacionados à compreensão da educação ambiental. As questões ambientais são temas de discussão que interessam à sociedade, assim observa-se que poucas práticas educacionais em relação às questões ambientais são evidenciadas dentro das escolas públicas. A presente pesquisa pode mostrar o que realmente os alunos compreendem sobre educação ambiental e a importância dos biocombustíveis para o meio ambiente, destacou-se também as atitudes dos alunos e a compreensão dos problemas ambientais. Ficou evidenciado que a educação ambiental deve ser trabalhada nos conteúdos de química, sendo transmitida de maneira prática e contextualizada, é preciso que diversos assuntos possam ser tratados na escola de forma contínua para que os alunos se tornem cidadãos comprometidos com a busca de soluções para uma melhor qualidade de vida humana. |
Abstract: | This work had as a theme environmental education in chemistry teaching, it was developed an exploratory study with qualitative approach, a survey being conducted with the application of questionnaires to a group of sixty students of the third year of high school in a public school in the city of Paranavaí State of Parana. It was Highlighted the importance of environmental education in chemistry teaching, it was analyzed the different points of view of students regarding environmental issues and pointing out the main problems related to the understanding of environmental education. Environmental issues are topics of discussion that are of interest to society, so it is observed that few educational practices in relation to environmental issues are highlighted within the public schools.This research can really show what students understand about environmental education and the importance of biofuels to the environment, it was also emphasized the student’s attitudes and understanding of environmental problems. It was evident that environmental education should be worked as content in chemistry classes, being transmitted in practice and contextualized way. It is necessary that various subjects can be treated in school continuously for students to become committed citizens looking for solutions for a better quality of human life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22546 |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_GAMUNI_VI_2014_26.pdf | 529,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.