Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanfelici, Aline de Mello-
dc.creatorSilva, Fábio Luiz da-
dc.date.accessioned2017-07-25T18:20:16Z-
dc.date.available2017-07-25T18:20:16Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.citationSANFELICI, Aline de Mello; SILVA, Fábio Luiz da. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273-284, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273>. Acesso em: 29 jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7238pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218-
dc.description.abstractThe broad theme of this essay is the process of literature reader formation. This theme is looked at by focusing on the relationships between the culture industry and the school in terms of how they relate to one another, both positively or negatively, in the reader's formation process. The goal is to contribute to the debate on reader training, through critical reflections achieved by bibliographical research and systematizing of perspectives. The results of the reflections indicate that one of the most relevant concerns of educators in the process should refer to the selection of products from the culture industry to be adopted in the classroom, given that such industry is adult-centered and ideologically charged, and sees the consumer (that is, the student) as an object rather than a subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Linhaspt_BR
dc.relation.urihttp://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectReader - Trainingpt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectCultural industriespt_BR
dc.titleA formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processopt_BR
dc.title.alternativeThe education of the literature reader in school and the presence of the culture industry in the processpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.identifier.doi10.5965/1984723818362017273pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue36pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoleitorescolacultural.pdf387,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons