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dc.creatorEsculápio, Mário
dc.date.accessioned2020-11-24T18:18:33Z-
dc.date.available2020-11-24T18:18:33Z-
dc.date.issued2013-11-29
dc.identifier.citationESCULÁPIO, Mário. A gestão de recursos humanos no serviço público. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21600-
dc.description.abstractThis work aims to understanding the workings of the Human Resource Management in the Public Service. Therefore aims to identify the operation of human resource management in the public service. The methodology used for this work was the literature search.The government aims to serving the public interest and social needs, using this administrative structure, directly or indirectly, and the means which law permits. To fulfill its administrative function, focusing the public interest, the State relies on certain prerogatives that the law assures; however, such powers should be used to comply with the purposes for which they are intended. In public administration, managing not only means providing services and running, but administrates and governs seeking satisfaction of the collective. The literature on the management of people in the private sector is quite large; however, on specific for Human Resource Management in the public area is scarce and scattered. It is known that for a long time, people management in the public sector in Brazil was ruled only by carrying out operational activities, there are no clear guidelines for human resources policies, and many results are lost due to lack of goals, participation and capacity building, because change requires much discussion and high level of commitment, not always seen as an improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleA gestão de recursos humanos no serviço públicopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática entender o funcionamento da Gestão de Recursos Humanos no Serviço Público. Portanto tem como objetivo identificar o funcionamento da gestão de recursos humanos no serviço público. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica. A administração pública visa a atender ao interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como os meios que a legislação permite. Para cumprir sua função administrativa, visando ao interesse público, o Estado se vale de certas prerrogativas que a lei lhe assegura; entretanto, tais prerrogativas devem ser utilizadas no cumprimento dos fins a que se destinam. Na administração pública, administrar não significa apenas prestar e executar serviços, mas dirigir e governar buscando o bem comum e a satisfação do coletivo. A literatura a respeito de gestão de pessoas na área privada é bastante ampla, no entanto, aquela específica para a Gestão de Recursos Humanos na área pública é escassa e dispersa. Sabe-se que, por muito tempo, a gestão de pessoas no setor público brasileiro se pautou apenas pela realização de atividades operacionais, não existindo diretrizes claras para as políticas de recursos humanos, além de muitos resultados se perderem devido à falta de objetivos, de participação e capacitação, pois a mudança exige grande discussão e elevado nível de comprometimento, nem sempre visto como melhoria.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Isaura Alberton de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública Municipalpt_BR
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