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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva Junior, João Damas da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T18:13:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T18:13:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, João Damas da. Implantação do orçamento participativo em Itapetininga (SP): obstáculos e desafios. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21569 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme the Participatory Budget Office , innovative instrument through which the municipal planning suffers the intervention population , changing the shape of municipal management, in which policies are developed based on the popular demonstration , sovereignty is courtesy the popular will , going against the wishes and needs of the people . For this we search through the literature , research first the concept of public budget in its different aspects , including , legal, financial , political, among others , from exploring its construction over the years , describing it from the traditional budget, but called for the program-budget and participatory budgeting . Thereafter we explain the experiences with the participatory budget process in some municipalities , including the best known and most successful of the Capital Gaucha , Porto Alegre , drawing a parallel with the deployment process in Itapetininga , with the overall goal of identify obstacles and challenges to deploy it , beyond the specific between them analyze the necessary conditions for the implementation of this process goals. Given the above, it was concluded that despite the obstacles and challenges , such as the political will or an associative culture in this county absence, the legislation adopted on the subject , which established and regulated the OP , it is appropriate the municipality , in addition to performing some important actions , work together as communities that raised the number of associations of this neighborhood in the city , which reveal , above all , the willingness of both government and society openness to participation by popular in municipal government. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Orçamento | pt_BR |
dc.subject | Orçamento-programa | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Budget | pt_BR |
dc.subject | Program budgeting | pt_BR |
dc.subject | Public administration | pt_BR |
dc.title | Implantação do orçamento participativo em Itapetininga (SP): obstáculos e desafios | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática o Instituto Orçamento Participativo, instrumento inovador através do qual o processo de planejamento municipal sofre a intervenção da população, alterando a forma da gestão pública municipal, na qual as políticas públicas são elaboradas com base na manifestação popular, a soberania é cedida a vontade popular, indo de encontro com os anseios e reais necessidades da população. Para isso buscamos através da pesquisa bibliográfica, primeiro o conceito de orçamento público sob seus diversos aspectos, entre eles, legal, financeiro, político, entre outros, passando a explorar sua construção no decorrer dos anos, descrevendo-o desde o orçamento tradicional, passando para o chamado orçamento-programa e o orçamento participativo. A partir dai explanamos as experiências com o processo do orçamento participativo em alguns municípios, entre eles o mais conhecido e bem sucedido o da Capital Gaucha, Porto Alegre, traçando um paralelo com o processo de implantação no município de Itapetininga, com o objetivo geral de identificar os obstáculos e desafios para implantá-lo, além dos objetivos específicos entre eles analisar as condições necessárias para a implantação deste processo. Diante do exposto, concluiu-se que apesar dos obstáculos e desafios existentes, como, por exemplo, a falta vontade política ou de uma cultura associativa presente no município, a legislação aprovada sobre o tema, a qual instituiu e regulamentou o OP, é adequada ao município, além da realização de algumas ações importantes, como um trabalho realizado juntos as comunidades que elevou o número de associações de bairro presente no município, que revelam, antes de tudo, a vontade tanto do poder público como da sociedade pela abertura para participação popular na administração pública municipal. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Myszczuk, Ana Paula | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Gestão e Economia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gestão Pública Municipal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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