Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21565
Título: | Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP) |
Autor(es): | Henrique, Edna |
Orientador(es): | Guerra, Jorge Carlos Corrêa |
Palavras-chave: | Inclusão digital Inclusão digital - Educação Escolas públicas Digital divide Digital divide - Education Public schools |
Data do documento: | 7-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | HENRIQUE, Edna. Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP). 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, analisar o Programa Acessa Escola na Escola Estadual Diógenes Ribeiro de Lima em Ribeira (SP), estudando o desenvolvimento dos alunos, com a inclusão de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem tradicional no Ensino Fundamental. A democratização das tecnologias, principalmente a informática, é importante para a inserção no mercado de trabalho, bem como o exercício efetivo da cidadania. Em especial na escola pública no Brasil há dificuldades para sua implantação, uma vez que a missão é “alfabetizar” a população digitalmente, utilizando o conhecimento adquirido para melhorar seu quadro social. A pesquisa tem como especificidade a observação da implantação do Programa Acessa Escola do Governo Estadual, num colégio público estadual do município de Ribeira (SP), bem como procura sugerir melhorias na sua operacionalidade. |
Abstract: | Analyze the College “Programa Acessa Escola” in the State School Diogenes in Ribeira de Lima Ribeira (SP), studying the development of students with the inclusion of technological tools in traditional teaching-learning in elementary school. The democratization of technologies, mainly informatics is important for entering the labor market, as well as the effective exercise in citizenship. In particular in the public schools in Brazil there are difficulties for their deployment, since the mission is “teach” the population digitally, using the acquired knowledge to improve is social framework. The research has a specificity the observation of the deployment of the program “Acessa Escola” of the State Government, in a state public college of the municipality of Ribeira, as well as demand suggest improvements in its operation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21565 |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GPM_III_2012_14.pdf | 833,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.